A LÍNGUA E SEUS DESLOCAMENTOS PARA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA
Resumo
O estudo objetiva compreender a noção de língua na perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa, interessa-nos apresentar os deslocamentos provocados pela teoria quando se considera que o papel do sujeito não vem isolado do funcionamento da linguagem. Para isso, apresentamos, inicialmente, o conceito de linguagem e língua, destacando algumas noções que a teoria passou a trilhar tais como: língua como trabalho simbólico, interdiscurso e intradiscurso, ordem material da língua, opacidade e equívoco. Duas ideias que fazem parte das formulações de Michel Pêcheux, são trabalhadas também no estudo, a de que a língua é um sistema e possui, portanto, uma organização, uma estrutura, e a de que a língua é uma instituição social, logo um acontecimento, uma vez que o sentido que decorre dessa estrutura não é compreendido como uma unidade fixa, uma vez que é histórico e, por isso, pode deslizar para outro. Logo, não se concebe a língua apenas como sistema linguístico, mas como um sistema significante, capaz de falhas concertada pela ação do homem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.