Estudo de simulação na análise de dados funcionais: Spline x Fourier
Palavras-chave:
Regressão não paramétrica, Regressão semi-paramétrica, Splines, Regressão Funcional.Resumo
A análise funcional utiliza combinações lineares de funções básicas como o principal método para representar funções. O uso de funções básicas é um dispositivo computacional bem adaptado para armazenar informações sobre funções, uma vez que é muito flexível e tem o poder computacional de encaixar até mesmo centenas de milhares de pontos de dados. Além disso, permite que os cálculos necessários sejam expressos dentro do contexto familiar da álgebra matricial o que facilita a implementação em software estatístico. Além disso, devido à simplicidade e eficácia para lidar com diferentes problemas de suavização semiparamétrica, a regressão funcional (Spline, Fourier, etc.) recentemente se tornou uma ferramenta popular para resolver vários problemas de estimativa nas mais variadas ciências. Neste artigo, usamos um estudo de simulação para comparar um método com nós equidistantes em um modelo de spline de regressão com um modelo de base Fourier. Ambos os métodos o número de nós para Spline e o número de bases para Fourier foram determinado pelo algorítimo busca direta. Em nosso estudo de simulação não identificamos vantagens entre os métodos.
Referências
MONTESINOS-LOPEZ, Abelardo et al. Bayesian functional regression as an alternative statistical analysis of high-throughput phenotyping data of modern agriculture. Plant methods, v. 14, n. 1, p. 46, 2018.
MORRIS, Jerey S. Functional regression. Annual Review of Statistics and Its Application, v. 2, p. 321-359, 2015.
RAMSAY, James O.; DALZELL, C. J. Some tools for functional data analysis. Journal of the Royal Statistical Society: Series B (Methodological), v. 53, n. 3, p. 539-561, 1991.
RAMSAY, James, Giles HOOKER, and Spencer GRAVES. 2009. Functional Data Analysis with R and MATLAB. New York: Springer Science e Business Media.
RUPPERT, David; WAND, Matt P.; CARROLL, Raymond J. Semiparametric
regression. Cambridge university press, 2003.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. 2018. ISBN 3-900051-07-0, URL https://www.R-project.org/.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).