Uso da Análise Multivariada para agrupamento de dados no ajuste da relação diâmetro– altura em plantios florestais misto na Amazônia Mato – Grossense
Palavras-chave:
Relação hipsométrica, Inteligência Artificial, Plantios Mistos, Amazônia Mato-Grossense., Hypsometric relationship, Artificial intelligence, Mixed Plantings, Amazonia Mato-GrossenseResumo
O estudo foi desenvolvido com dados de um reflorestamento no município de Cotriguaçu – MT, pertencente a ONF - Brasil, com os dados de 10 famílias nativas da Amazônia brasileira. Primeiramente, o modelo de regressão foi ajustado de uma forma global para todo o povoamento, posteriormente por família, e então, por grupos de famílias que foram agrupados utilizando análise Multivariada de Dados. Os critérios estatísticos utilizados para a análise dos resultados foram: Raiz Quadrada do Erro Médio (rmse), Raiz Quadrada o Erro Médio Relativa (rmse%), Coeficiente de Correlação de Pearson (r); e o gráfico de dispersão das alturas estimadas versus alturas observadas. A análise de resultados realizada através gráfico de dispersão das alturas permitiu verificar que a utilização da variável família e grupos de família geraram parâmetros específicos para cada ajuste quando comparado ao modelo ajustado globalmente. Constatou - se ainda, com os resultados estatísticos, que o fator família é uma variável que interfere na altura, não tanto quanto o DAP, mas pode ser utilizada para minimizar o erro das estimativas.
Referências
ALVARES, C. A. et al. Köppen’s climate classification map for Brazil. Meteorologische
Zeitschrift, v. 22, n. 6, p. 711–728, 2013.
CURTO, R. A.; LOUREIRO, G. H.; MÔRA, R.; MIRANDA, R. O. V.; PÉLLICO NETTO, S.
SILVA, G. F. Relações hipsométricas em Floresta Estacional Semidecidual. Revista de Ciências Agrárias, v. 57, n. 1, p. 57-66, 2014.
PRODAN, M. et al. Mensura forestal. San José, Costa Rica: IICA, 1997. 586 p.
SANQUETTA, C. R.; CORTE, A. P. D.; ROGLIN, A.; PIMENTEL, A. Relações diâmetro-altura
para espécies lenhosas em um fragmento de floresta Ombrófila Mista no Sul do Paraná. Revista Iheringa, Série Botânica. v-68, p. 103 – 114. 2013.
SOUZA, D. R.; SOUZA, A. L.; GAMA, J. R. V.; LEITE, H. G. Emprego de análise multivariada para estratificação vertical de florestas inequiâneas. R. Árvores. V.27, p. 59-63, 2003.
TRUGILHO, P. F.; LIMA, J. T.; MORI, F. A. Correlação canônica das características químicas e físicas da madeira de clones e Eucalyptus grandis e Eucalyptus saligna.Cerne, v.9, p. 66 – 80, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).