Recursos lúdicos para o ensino-aprendizado de probabilidade e estatística
Palavras-chave:
Ensino, Probabilidade e Estatística, Lúdico, Oficina.Resumo
Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudos relacionados à Probabilidade e Estatística deixam de compor o eixo Tratamento da Informação - presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais - e passam a integrar uma das unidades temáticas da BNCC. Há que ressaltar que tais mudanças remetem a um novo pensar a respeito de conteúdos relacionados à probabilidade e estatística centrado na promoção de competências, isto é, na interpretação e análise de informações e na elaboração de gráficos com foco no desenvolvimento do pensamento crítico a partir da consideração da natureza particular que lhes é própria. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os materiais lúdicos representam um importante recurso metodológico a ser utilizado pelo professor em sala de aula, sendo uma forma diferenciada de atividade, pois instiga o aluno a pensar e a criar estratégias para resolver problemas. Pensando nessas mudanças e na importância do estudo dessa temática desenvolvemos uma oficina para alunos de graduação em matemática e demais acadêmicos na Universidade Estadual de Maringá - UEM - com vistas a subsidiar recursos didáticos para professores e futuros professores atuantes na educação, promovendo o ensino facilitado desses temas a partir do uso de materiais manipulativos , baseada nos estudos da probabilidade, construção e interpretação de gráficos, permutação e curva de Gauss.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016.
LOPES, C. E. Reflexões teórico-metodológicas para a Educação Estatística. Pesquisas em educação matemática: um encontro entre a teoria e a prática. São Carlos: Pedro e João Editores, 2008. p.67-86.
MENDONÇA, L O. A Educação Estatística em um ambiente de modelagem matemática no ensino médio.2008. 233 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).