Recursos lúdicos para o ensino-aprendizado de probabilidade e estatística

Autores

  • Yana Miranda Borges Universidade Estadual de Maringá/Mestranda no Programa de Pós Graduação em Bioestatística https://orcid.org/0000-0002-1866-5524
  • Breno Gabriel da Silva Universidade Estadual de Maringá/Mestrando no Programa de Pós Graduação em Bioestatística https://orcid.org/0000-0002-8322-9235
  • Rafaela Galo Universidade Estadual de Maringá/Mestranda no Programa de Pós Graduação em Bioestatística
  • Naiara Caroline Aparecido dos Santos Universidade Estadual de Maringá/Mestranda no Programa de Pós Graduação em Bioestatística https://orcid.org/0000-0002-6985-6208

Palavras-chave:

Ensino, Probabilidade e Estatística, Lúdico, Oficina.

Resumo

Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudos relacionados à Probabilidade e Estatística deixam de compor o eixo Tratamento da Informação - presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais - e passam a integrar uma das unidades temáticas da BNCC. Há que ressaltar que tais mudanças remetem a um novo pensar a respeito de conteúdos relacionados à probabilidade e estatística centrado na promoção de competências, isto é, na interpretação e análise de informações e na elaboração de gráficos com foco no desenvolvimento do pensamento crítico a partir da consideração da natureza particular que lhes é própria. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os materiais lúdicos representam um importante recurso metodológico a ser utilizado pelo professor em sala de aula, sendo uma forma diferenciada de atividade, pois instiga o aluno a pensar e a criar estratégias para resolver problemas. Pensando nessas mudanças e na importância do estudo dessa temática desenvolvemos uma oficina para alunos de graduação em matemática e demais acadêmicos na Universidade Estadual de Maringá - UEM - com vistas a subsidiar recursos didáticos para professores e futuros professores atuantes na educação, promovendo o ensino facilitado desses temas a partir do uso de materiais manipulativos , baseada nos estudos da probabilidade, construção e interpretação de gráficos, permutação e curva de Gauss.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016.

LOPES, C. E. Reflexões teórico-metodológicas para a Educação Estatística. Pesquisas em educação matemática: um encontro entre a teoria e a prática. São Carlos: Pedro e João Editores, 2008. p.67-86.

MENDONÇA, L O. A Educação Estatística em um ambiente de modelagem matemática no ensino médio.2008. 233 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2008.

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Publicado

29-07-2019

Como Citar

Borges, Y. M., da Silva, B. G., Galo, R., & dos Santos, N. C. A. (2019). Recursos lúdicos para o ensino-aprendizado de probabilidade e estatística. Sigmae, 8(2), 106–113. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/940

Edição

Seção

Educação Estatística