Desmistificando o determinante de uma matriz
Palavras-chave:
Determinante de uma matriz, Teorema de Laplace, função multilinear, função alternadaResumo
A teoria dos determinantes teve origem em meados do século XVII, quando eram estudados processos de resolução de sistemas de equações lineares. O determinante de uma matriz consiste em associar à cada matriz quadrada $A=[a_{ij}]_{n\times n}$ um número real, denotado por $det A$, que satisfaz as propriedades: 1. Se $B$ é obtida da matriz $A$ permutando-se duas linhas (ou colunas) então $det B=-det A$; 2. Se uma das linhas (ou colunas) da matriz $A$ é combinação linear das demais então $det A=0$; 3. $det I=1$, onde $I$ é a matriz identidade. Se a matriz $A$ tem ordem $n=1$ então $det A=a_{11}$. No caso $n=2$, $det A=a_{11}a_{22}-a_{12}a_{21}$ e no caso $n=3$ o cálculo pode ser obtido pela Regra de Sarrus. Para o cálculo do determinante de uma matriz de ordem $n>3$ utilizamos um processo mais complicado dado pelo Teorema de Laplace e quanto maior a ordem da matriz, maior é o trabalho para o cálculo do determinante. O objetivo deste texto é apresentar o determinante como uma função multilinear e alternada tal que $det I=1$ e, além disso, mostrar que esta função coincide com o determinante já conhecido. Para isso, utilizaremos conceitos de Álgebra Linear. Finalizaremos este trabalho comparando o cálculo do determinante de uma matriz de ordem $n>3$ utilizando Teorema de Laplace e através da definição apresentada, verificando-se o quanto é mais simples o cálculo do determinante neste segundo processo.
Referências
BUENO, H. P. Álgebra Linear: Um segundo curso. Rio de Janeiro: Editora SBM, 2006.
HOFFMAN, K.; KUNZE, R. Álgebra Linear. Tradução de Renate Watanabe. Segunda Edição. Rio de Janeiro: LTC, 1979.
LIMA, E. L. Álgebra Linear. Quarta ediçãoo. Coleção Matemática Universitária. Rio de Janeiro: IMPA, CNPQ, 2000.
ROSSO Jr., A. C.; FURTADO, P. Matemática: uma ciência para vida. Vol 2. Editora Harbra, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).