CEPpt
Um pacote R para o Controle Estatístico de Processo
Palavras-chave:
Software R, Controle Estatístico de Processo, Gráficos de Controle, Pacote CEPptResumo
A utilização de pacotes computacionais tem sido cada vez mais frequente no meio acadêmico devido, principalmente, aos avanços tecnológicos. Na campo de ensino do Controle Estatístico de Processo não poderia ser diferente, pois esses pacotes permitem aos acadêmicos fixarem-se mais na análise e interpretação de resultados. Para auxiliá-los, a representação gráfica computacional é essencial por economizar tempo e esforço nos procedimentos. No Controle Estatístico de Processo, uma das principais ferramentas de monitoramento é o gráfico de controle. Com ele é possível detectar se um processo está sob controle estatístico e possíveis padrões de não-aleatoriedade. O presente trabalho apresenta a criação de um pacote estatístico chamado CEPpt (Controle Estatístico de Processo - Português), desenvolvido em linguagem R, um ambiente computacional livre, dando opções aos usuários de construir os mais importantes gráficos de controle. Para construir os gráficos de controle, nesse trabalho, foram utilizados dados fictícios. Pode-se concluir que o pacote CEPpt é uma ferramenta alternativa que alcançou os objetivos de ser versátil, dinâmico e promissor.
Referências
BASTOS, R. L. CEPpt: Um pacote R para o Controle Estatístico de Processo. 2011. 38p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2011.
BORGES, R. C. Estudo de testes de estabilidade de processo em gráficos de controle de Shewhart. 2009. 144p. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária) - UFLA/FAEPE, Lavras, 2009.
CARVALHO, M. M. de.; PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: Teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 5a reimpressão, 2005. 355p.
COSTA, A. F. B.; EPPRECHT, E. K.; CARPINETTI, L. C. R. Controle Estatístico de Qualidade. São Paulo: Atlas, 2.ed. 3a reimpressão, 2009. 334p.
FERREIRA, E. B.; OLIVEIRA, M. S. de. Controle estatístico da qualidade. Lavras: UFLA/FAEPE, 2008a. 87p.
FERREIRA, E. B.; OLIVEIRA, M. S. de. Introdução a estatística básica com R. Lavras: UFLA/FAEPE, 2008b. 116p.
HENNING, E.; ALVES, C. da C.; VIEIRA, V. O ambiente R como uma proposta de renovação para aprendizagem e monitoramento de processos em Controle Estatístico de Qualidade. In: XIV SIMPEP (Simpósio de Engenharia de Produção). Bauru-SP. Anais... 2007.
MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 4aed. LTC, 2009. 513p.
NOMELINI, Q. S. S.; FERREIRA, E. B.; OLIVEIRA, M. S. de. Estudos dos padrões de não-aleatoriedade dos gráficos de controle de Shewhart: um enfoque probabilístico.Gestão & Produção, S~ao Carlos, v. 16, n.3, p. 414-421, jul.-set. 2009.
PETERNELLI, L. A.; MELLO, P. de. Conhecendo o R: Uma visão estatística. Viçosa: Ed. UFV, 2007. 181p.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2012. ISBN 3-900051-07-0, URL http://www.R-project.org/.
RECCHIA, D. R.; BARBOSA, E. P.; GONÇALVES, E. de J. IQCC: Improved Quality Control Charts. R package version 0.5. 2010. URL http://CRAN.R-project.org/package=IQCC.
ROTH, T. qualityTools: Statistical Methods for Quality Science. R package version 1.49. 2011. URL http://CRAN.R-project.org/package=qualityTools
SCRUCCA, L. QCC: an R package for quality control charting and statistical process control. R News 4/1, 11-17p. 2004.
WERKEMA, M. C. C. As ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos. Belo Horizonte: UFMG, v.1. 1995. 108p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).