Estudo de Algumas Bolas no Espaço Rn

Autores

  • Saulo Alves de Araujo Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Angela Leite Moreno Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Métricas equivalentes, Espaços Rn, Desigualdade Elementar, Desigualdade de Holder, Desigualdade de Minkowsky

Resumo

Neste trabalho estudamos diferentes métricas em R n , não apenas as usuais, que são as métricas do Módulo, a Euclidiana, e a do Máximo, que são métricas particulares do caso da métrica p, com p ∈ [1, ∞]. Mais precisamente se trata de um estudo sobre uma sequência em função de p, onde para cada p fixo temos uma métrica diferente, por exemplo, temos que as métricas Euclidiana e a do Módulo são apenas casos particulares para p = 1 e p = 2, respectivamente, já a métrica do máximo é tratado como p = ∞. Mostramos que esta sequência de funções dp converge para a métrica do máximo quando p tende ao infinito. Deste modo, primeiramente apresentamos as normas | · | p e | · |∞ e demonstramos que estas normas são, de fato, métricas para o conjunto R n . Para provar este resultado são enunciadas e demonstradas três importantes desigualdades: Desigualdade Elementar, Desigualdade de Holder e Desigualdade de Minkowsky. Demonstramos que quando p tende ao infinito então a norma | · |p converge para a norma do | · |∞. Finalmente, demonstramos que todas as méricas aqui apresentadas são equivalentes independente do valor p, desta forma garantimos que qualquer que for a escolha de uma dessas métricas obtemos os mesmo resultados sobre o espaço R n .

Referências

DOMINGUES, H. H. Domingues.Espaços Métricos e Introdução à Topologia. São Paulo:

Atual, 1982.

KREYSZIG, E. Introductory functional analysis with applications. New York: John Wiley &

Sons, 1978.

MUNKRES, J. R. Topology, 2 ed., Upper Saddle River: Prentice Hall, 2000.

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Publicado

06-11-2018

Como Citar

Araujo, S. A. de, & Moreno, A. L. (2018). Estudo de Algumas Bolas no Espaço Rn. Sigmae, 6(2), 98–108. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/629