Modelos Aditivos Generalizados para locação, escala e forma na análise do número de lesões corticais em pacientes com esclerose múltipla
Palavras-chave:
Dados de contagem, Distribuição Poisson Gaussiana Inversa, modelos aditivos generalizados, GAMLSSResumo
A esclerose múltipla (EM) é uma doença inflamatória crônica autoimune que causa desmielinização e neurodegeneração no sistema nervoso central. Há crescente interesse em investigar variáveis associadas ao número de lesões corticais na EM. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar a relação entre o número de lesões corticais com a idade, graduação EDSS e tempo de doença em pacientes com esclerose múltipla. Para tanto, foram analisados 30 pacientes portadores de EM. A análise foi conduzida via modelos GAMLSS. Foram testadas quatro distribuições de probabilidades para a variável resposta. Os resultados mostraram que a distribuição Poisson Gaussiana Inversa foi mais adequada para análise dos dados, sendo possível modelar seus parâmetros de média e de dispersão em função de covariáveis. De maneira geral, os resultados indicam que os pacientes com maior quantidade de déficits neurológicos (representado por valor mais elevado na graduação EDSS), mais jovens e com maior tempo de doença são os que mais apresentaram lesões corticais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).