Índice de massa corporal de adolescentes e atividade física
um estudo de caso com diferentes abordagens de análise
Palavras-chave:
Índice de massa corporal, Analise de variância, Modelo aleatório, componentes de variânciaResumo
O número de pessoas acima do peso vem crescendo muito nos últimos anos e parte disso se deve à má alimentação da população aliada à falta da prática de exercícios físicos regulares. O trabalho de Costa (2010) apresenta um experimento que relaciona o Índice de Massa Corporal (IMC) com a prática de atividade física de adolescentes em Portugal. O objetivo deste trabalho é apresentar diferentes abordagens analíticas deste mesmo experimento. Tais reflexões são fundamentais no planejamento e consequente análise de experimentos similares. Há indícios para crer que o IMC pode ser diferente entre homens e mulheres e, além isso, como não é foco principal a comparação dos gêneros, talvez seja mais aconselhado analisá-los em dois experimentos distintos. Ainda, a prática de atividade física não interferiu no IMC dos adolescentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).