Caracterização dos casos de atendimentos anti-rábicos humanos na cidade de Maringá, PR
Palavras-chave:
atendimento anti-rábicos, raiva humana, MaringáResumo
Dentre as doenças microbianas do sistema nervoso, destaca-se a raiva humana, uma doença causada por um vírus, que apresenta como principal característica comprometer o SNC sob a forma de encefalite. Sua transmissão se dá por secreções infectadas, usualmente saliva, as quais atingem o organismo por meio da mordedura animal ou da ferida aberta. O período de incubação varia em média 45 dias no homem e 10 dias a 2 meses no cão e no período de transmissibilidade nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos, persistindo durante toda a evolução da doença. Na cidade de Maringá-PR, realizou-se um levantamento em relação aos casos de raiva humana. E, por meio deste levantamento, foi feita uma caracterização dos casos de atendimentos anti-rábicos humanos, ocorridos no ano de 2012 e avaliar-se-á possíveis associações entre as variáveis: tipo de animal, tipo de ferimento, número de ferimentos e localização do ferimento. Com os resultados obtidos, verificou-se que o perfil dos pacientes atendidos é predominantemente do sexo masculino, cor branca, com ensino médio completo e residem na zona urbana de Maringá. Ainda, temos que as crianças (0 a 10 anos) mais atingidas são do gênero masculino. Na idade adulta, essa situação se inverte, sendo mulheres as mais atingidas. Os acidentes mais comuns são as mordeduras de cães, com ferimentos únicos e superficiais, sendo as mãos e pés as partes do corpo mais atingidas.
Referências
BABBONI, S. D.; MODOLO, J. R. Raiva: origem, importância e aspectos históricos. UNOPAR Cient Ciênc Biol Saúde 2011;13(Esp), p. 349-56, 2011.
CARVALHO, W. O.; SOARES, D. F. P. P.; FRANCESCHI, V. C. S. Características do atendimento prestado pelo serviço de profilaxia de Raiva Humana na rede municipal de saúde de Maringá-Paraná´ no ano de 1997. Informe Epid. do SUS. v.11, p.25-35, 2002.
GOMES. A. P. et al. Raiva humana. Rev Bras Clin Med, 10(4), p. 121-129, 1998.
IPARDES - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social. CADERNO ESTATISTICO MUNICIPIO DE MARINGA 2013. Disponível em:http://www.ipardes.gov.br/cadernos/Montapdf.php?Municipio=87000>Acesso em 20 de julho de 2014.
R Core Team. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL http://www.R-project.org/. 2013. Acesso em 20 julho. 2014.
SILVA, G. S.; SANTOS, I. F. N.; SOUSA, S. P. O.; NETO, O. B. S. Observatório Epidemiológico. Disponível em: <http://www.ceut.com.br/observatorio/edicao%2006.pdf >. Acesso em: 22 de julho de 2014.
MINISTÉRIO DA SAUDE. Secretaria de Vigilância à Saúde. Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan. Normas e Rotinas, 2012.
WADA, M. Y.; ROCHA, S. M.; MAIA-ELKHOURY, A. N. S. Situação da Raiva no Brasil, 2000 a 2009. Epidemiol. Serv. Saúde Brasília, v. 20, n. 4, dez., 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).