Reforço escolar em Matemática

Autores

Palavras-chave:

Dificuldades, Aprendizagem, Multiplicação, Divisão, Tabuada

Resumo

O presente relato de experiência discute sobre dificuldades de aprendizagem enfrentadas por alunos do Ensino Fundamental II com relação às operações de multiplicação e divisão no período pós pandemia da COVID-19. Para isso, foi implementada uma proposta pedagógica em uma turma de reforço escolar em Matemática de uma escola municipal, no interior da Bahia, utilizando a Tábua de Pitágoras como recurso, objetivando sanar as possíveis dificuldades de aprendizagem e ajudar os alunos a compreenderem todo o processo a fim de que percebessem que essas operações se complementam e estão interligadas entre si. Alguns diálogos entre os alunos durante a aplicação da atividade, são apresentados e analisados para uma melhor compreensão do que estava acontecendo no momento. Foi possível perceber que o trabalho foi proveitoso, participativo, e que os alunos perceberam o sentido e o significado por trás destas operações. Com isso, as dificuldades em realizar essas operações diminuíram, os alunos perceberam a correlação entre as operações, e entenderam que para resolver divisões é necessário saber multiplicações.

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

Muniz, L. dos S., & Goecking, L. B. (2024). Reforço escolar em Matemática. Sigmae, 13(3), 187–200. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2573