Cenários para Investigação e Educação Financeira: uma proposta para o Novo Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Tarefas investigativas, Educação matemática crítica, Diálogo, Consumo

Resumo

Neste trabalho analisamos o modo como ocorreu a inserção do trabalho pedagógico com cenários para
investigação com estudantes do Ensino Médio, discutindo as potencialidades e os desafios para a prática docente. Com base em preocupações da Educação Matemática Crítica, desenvolvemos tarefas investigativas na disciplina de Matemática e Visão de Finanças com duas turmas de 2o Ano do Novo Ensino Médio em uma escola pública estadual de um município do sul do estado de Minas Gerais. Para a coleta dos dados, foi desenvolvida e realizada uma sequência didática com o tema “Consumo e endividamento. Os dados constituíram-se de observações e anotações do professor e registros produzidos pelos estudantes. Os resultados mostraram que a inserção de cenários para investigação pode favorecer o diálogo e a formação do pensamento crítico dos estudantes. Todavia, observou-se que os estudantes apresentaram dificuldades em relação à mobilização das noções matemáticas necessárias para a realização da tarefa. Como desafios, destaca-se uma resistência dos alunos em aceitar o convite à investigação, a dependência em relação ao docente na realização das tarefas, momentos de dispersão dos alunos e dificuldades em relacionar aspectos da Matemática com uma situação da realidade.

Biografia do Autor

Yan Eduardo Batista, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2023) e graduação em Química pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL (2022). Durante a graduação atuou nos programas de PIBID (2018-2019) e Residência Pedagógica (2020-2021), além de ter sido monitor na disciplina de química geral por dois semestres consecutivos. Atualmente é professor na rede estadual de ensino, ministrando disciplinas na área de Matemática e Ciências da Natureza. Atuou no Novo Ensino Médio como coordenador da área de Ciências Natureza em 2022 e como professor da disciplina de Laboratório de Matemática e Núcleo de Inovação Matemática em 2023. Na pesquisa acadêmica seus temas de interesse são relacionados à educação tais como: educação matemática, tendências em educação matemática, formação de professores que ensinam Matemática e Ciências.

Guilherme Henrique Gomes da Silva

Professor Livre-Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Unesp, Rio Claro-SP. Possui Especialização em Matemática Universitária, Mestrado, Doutorado e Livre Docência em Educação Matemática pela Unesp, Rio Claro-SP. Realizou estágio de doutoramento na Rutgers, The State University of New Jersey, em Newark, Estados Unidos. Em 2017, recebeu Menção Honrosa, outorgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Prêmio CAPES de Teses - 2017, na área de Ensino. Utilizando a perspectiva da Educação Matemática Crítica, desenvolve pesquisas relacionadas à formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática. Também desenvolve pesquisas focadas em problematizar (e desafiar) questões de justiça e injustiça social no âmbito da Educação Matemática.

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Publicado

09-10-2024

Como Citar

Yan Eduardo Batista, & Guilherme Henrique Gomes da Silva. (2024). Cenários para Investigação e Educação Financeira: uma proposta para o Novo Ensino Médio . Sigmae, 13(3), 37–68. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2564