Árvore de Decisão Aplicada ao Estudo do Desempenho SAEB em Matemática de Estudantes do Amapá
Palavras-chave:
SAEB, Árvore de Classificação, Amapá, Ensino MédioResumo
O SAEB é uma avaliação nacional que mede o desempenho dos alunos em Português e Matemática na Educação Básica. Os resultados do SAEB fornecem dados para o monitoramento e aprimoramento da qualidade da educação no país. O Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do Amapá – GEMAP, vinculado a Universidade Federal do Amapá iniciou uma série de estudos sobre o SAEB no que tange ao rendimento dos alunos em Matemática e em Português com foco no Amapá e na região Norte do brasil. O objetivo do presente recorte de estudo é o de estimar perfis de estudantes do Amapá abaixo da média nacional que participaram da prova do SAEB. Como metodologia foi utilizado o algoritmo de árvore de classificação, método CHAID, com base amostral de 9462 alunos do Amapá, ano de 2019, o banco de dados foi baixado do site INEP. Observou- se que 68,5% dos alunos estão abaixo da média nacional (277,3 pontos em Matemática no ano de 2019), quanto aos perfis, a árvore de classificação indicou que os perfis com maiores probabilidades de estarem abaixo da média são alunos de “escolas públicas que moram em área rural” com 83,7%. O estudo contribuiu para mostrar quais os perfis com maior probabilidade de terem notas abaixo da média em matemática e assim contribuir na formulação de políticas públicas educacionais.
Referências
DIAZ, M. D. M. (2012). (Des)igualdades de oportunidades no ensino médio brasileiro: Escolas públicas e privadas. Economia, 13(3a), 553-568. Disponível em: https://www.anpec.org.br/revista/vol13/vol13n3ap553_568.pdf.
GUSMÃO, F. A. F.; AMORIM, S. S. Desigualdade educacional no ensino médio brasileiro. Educação, v. 47, n. 1, p. e108, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Fabio-Alexandre-Ferreira-Gusmao/publication/ 365703210_Desigualdade_educacional_no_ensino_medio_brasileiro/links/ 637f2a281766b34c544f182a/Desigualdade-educacional-no-ensino-medio-brasileiro.pdf.
INEP. Microdados do INEP, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados
INEP. Resultados do SAEB, 2019. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/16-09-2020-09-24-inep-divulga-resultados-do-saeb-2019.
LAPEI UFG. Uso de dados na pesquisa: qual a diferença entre dados primários e secundários?. 2024. Disponível em; https://lapei.face.ufg.br/p/43695-17-uso-de-dados-na-pesquisa-qual-a-diferenca-entre-dados-primarios-e-secundarios
Pestana, M. H; Gageiro, J. N. (2009). Análise categórica, árvores de decisão e análise de conteúdo em ciências sociais e da saúde com o SPSS. Lisboa; Porto: Lidel, D.L. 2009. - XVIII, 551, [7] p. : il. ; 24 cm. - (Estatística). - Bibliografia, p. 543-546. - ISBN 978-972-757- 585-5.
Silva, E. L. da.; Menezes, E. M. Metodologia de pesquisa e elaboração de teses e dissertações, 2005. 4. ed. rev. atual. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Florianópolis 2005.
Soares, J. F; Xavier, F. P. Pressupostos educacionais e estatísticos do IDEB, 2013. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 124, p. 903-923.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).