Um estudo sobre a aceitação do uso da linguagem R em disciplinas de Matemática e Estatística

Autores

Palavras-chave:

Ensino de estatística, Ensino de matemática, Linguagem de programação, Estatística aplicada

Resumo

O R é uma linguagem de programação de código aberto que permite, além de procedimentos estatísticos, operações matemáticas simples, manipulação de vetores e matrizes, dentre outros diversos procedimentos. Devido a essas características, o R tem sido utilizado como apoio em diversas disciplinas de Matemática e Estatística do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, dentre elas as de “Fundamentos e Programação de Computadores”, “Tópicos em Matemática II” e “Noções de Probabilidade e Estatística”, as quais são ofertadas para os cursos de Biotecnologia e Engenharia Agronômica do Centro. O intuito de utilizar o R nas disciplinas é facilitar a compreensão dos conteúdos abordados, sendo que o objetivo do trabalho foi avaliar a aceitação dos alunos das disciplinas supracitadas sobre o uso da linguagem R durante as aulas. O trabalho utilizou métodos descritivos exploratórios com o auxílio do R para analisar a aceitação dos estudantes na utilização dessa linguagem, por meio da análise das respostas dadas a uma pesquisa de satisfação realizada após a conclusão de cada disciplina. Os índices de aprovação do uso do R nas aulas foram de 100% em Fundamentos e Programação e Computadores, 78% em Tópicos em Matemática II, e 95% em Noções de Probabilidade e Estatística, o que mostra que para essas disciplinas o uso do R concomitantemente aos conteúdos se torna um recurso promissor para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

 

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Publicado

31-01-2023

Como Citar

Vieira Malachias, L., Rodrigues Liska, G., & Rodrigues, J. (2023). Um estudo sobre a aceitação do uso da linguagem R em disciplinas de Matemática e Estatística. Sigmae, 12(1), 69–75. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2018

Edição

Seção

Artigos completos