Os filmes com maior arrecadação são os mais bem avaliados?
Palavras-chave:
Coleta de dados, Ciência de dados, Análise de dados, Análise de correspondência, Estatística aplicadaResumo
A paixão mundial e a importância da indústria, seja para o mercado financeiro ou população, fica evidente a necessidade de estudos quanto a esse mercado e tentar encontrar insights. Deste modo, esse estudo está concentrado em tirar algumas conclusões em volta dessa indústria bilionária chamada de cinema. O estudo pretende verificar se os filmes com maior arrecadação são os que detém as melhores notas visto que são os que mais atraem público. O objetivo é entender a relação das variáveis do dataset trabalhado, nele contém os 100 maiores filmes que obtiveram uma maior nota em avaliação da população no site da IMDb, os filmes estão entre os anos de 1932 e 2015, esses dados foram retirados do site Kaggle e foram disponibilizados de forma pública. Utilizando do método chamado de análise de correspondência ou ANACOR, junto ao software R-Studio para realizar os cálculos necessários. O método consiste em verificar a relação entre as variáveis, no estudo será utilizado a arrecadação do filme, número de votos e a nota média do filme dentro do site. Utilizando dos percentis para que as variáveis numéricas tornem-se categóricas, visto que a ANACOR é um estudo para esse tipo de variável. Dessa forma foi possível verificar através da estatística aplicada que temos evidências para acreditar que quanto maior a arrecadação maior é o número de votos e maior é a nota do filme quando comparado ao número de votantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).