Aplicação do Modelo de Reposta Nominal da TRI a Avaliação Educacional de Larga Escala
Palavras-chave:
Teoria da Resposta ao Item, Avaliação Educacional, Modelos de Reposta NominalResumo
Resumo: O sistema de avaliação educacional tem por objetivo organizar informações que viabilizem tomadas de decisões acerca da qualidade da educação. A Avaliação formativa foca em ensino-aprendizagem e pretende, de uma forma rápida, identificar dificuldades dos estudantes. Diante desse contexto, realizou-se um estudo psicométrico utilizando dados de uma avaliação formativa de larga escala do componente curricular de matemática, realizada para estudantes do 4.º ano do ensino fundamental do município de Curitiba-PR. O objetivo deste trabalho é aplicar o Modelo de Resposta Nominal da Teoria da Resposta ao Item aos dados da avaliação. Também foram utilizadas ferramentas da consistência do teste da Teoria Clássica de Testes e uma análise da informação do teste. Ao realizar uma comparação com o Modelo Logístico de 3 Parâmetros, nota-se que o modelo conseguiu capturar alguns problemas nos itens da avaliação não captados pelo Modelo Logístico de 3 Parâmetros da TRI, além de apresentar o crescimento ou decrescimento dos distratores de acordo com a evolução das proficiências dos estudantes.
Referências
ANDRADE, D. F.; TAVARES, H. R.; VALLE, R. C. 2000. Teoria de Resposta ao Item: conceitos e aplicações. ABE — Associação Brasileira de Estatística, 4º SINAPE, 2000.
BLAND, J. M.; ALTMAN, D. G. Cronbach´s alpha. British Medical Journal. p. 314-572. 1997.
FREITAS, Luiz Carlos de; et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
STREINER, D. L. Being inconsistent about consistency: when coefficient alpha does and doesn´t matter. Journal of Personality Assessment. v. 80, p. 217-222. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).