Aplicação do Modelo de Reposta Nominal da TRI a Avaliação Educacional de Larga Escala

Autores

  • André Felipe Zilio da Silva UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dalton Francisco de Andrade UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-4403-980X
  • Adriano Ferreti Borgatto UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Ricardo Nakamura UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-7312-2717

Palavras-chave:

Teoria da Resposta ao Item, Avaliação Educacional, Modelos de Reposta Nominal

Resumo

Resumo: O sistema de avaliação educacional tem por objetivo organizar informações que viabilizem tomadas de decisões acerca da qualidade da educação. A Avaliação formativa foca em ensino-aprendizagem e pretende, de uma forma rápida, identificar dificuldades dos estudantes. Diante desse contexto, realizou-se um estudo psicométrico utilizando dados de uma avaliação formativa de larga escala do componente curricular de matemática, realizada para estudantes do 4.º ano do ensino fundamental do município de Curitiba-PR. O objetivo deste trabalho é aplicar o Modelo de Resposta Nominal da Teoria da Resposta ao Item aos dados da avaliação. Também foram utilizadas ferramentas da consistência do teste da Teoria Clássica de Testes e uma análise da informação do teste. Ao realizar uma comparação com o Modelo Logístico de 3 Parâmetros, nota-se que o modelo conseguiu capturar alguns problemas nos itens da avaliação não captados pelo Modelo Logístico de 3 Parâmetros da TRI, além de apresentar o crescimento ou decrescimento dos distratores de acordo com a evolução das proficiências dos estudantes.

Biografia do Autor

André Felipe Zilio da Silva, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Métodos Quantitativos e Gestão em Avaliação (UFSC - em andamento).

Dalton Francisco de Andrade, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Informática e Estatística, INE, UFSC

Adriano Ferreti Borgatto, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Informática e Estatística, INE, UFSC

Luiz Ricardo Nakamura, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Informática e Estatística, INE, UFSC

Referências

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Publicado

29-07-2019

Como Citar

da Silva, A. F. Z., de Andrade, D. F., Borgatto, A. F., & Nakamura, L. R. (2019). Aplicação do Modelo de Reposta Nominal da TRI a Avaliação Educacional de Larga Escala. Sigmae, 8(2), 735–741. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/1036