Estresse acadêmico em estudantes universitários usando análise multivariada
Palabras clave:
Análise multivariada, T2 de Hotelling, Estrés acadêmico, Amostragem Estratificada, Estudantes universitáriosResumen
No presente trabalho analizamos o estresse acadêmico em alunos matriculados no segundo semestre do ano letivo 2017 da faculdade de ciências matemática (FCM) da Universidade Nacional Maior de São Marcos (UNMSM), usando a teoría da estatística T2 de Hotelling e o gráfico de normalidade do qui quadrado (Johnson; Wichern,2007). Utilizou-se o inventário de SISCO de estresse acadêmico (Barraza, 2007). Para o cálculo do tamanho da amostra utilizou-se o plano de amostragem aleatória estratificada (Scheffer; Mendenhall; Ott, 2007) com um limite para o erro de estimação de 0,0415 e as informações dos estudantes matriculados o segundo Semestre do ano letivo 2017, fornecidos pela Direção Acadêmica da FCM da UNMSM; o tamanho da amostra foi de 280 alunos, distribuído proporcionalmente às quatro Escolas Profissionais da FCM. O levantamento dos dados realizou-se no período de outubro a novembro de 2017. Verificou-se que existem diferenças nas dimensões de estresse acadêmico observadas entre os alunos do sexo masculino e feminino.
Citas
BARRAZA, M., A. El estrés académico en los alumnos de postgrado de la Universidad Pedagógica de Durango. Revista PsicologíaCientifica.com, v. 6, n. 2, 2004.
BARRAZA, A. Propiedades psicométricas del Inventario SISCO del estrés Académico. Revista PsicologíaCientific.com, v. 9, n. 10, 2007.
BENAVENTE S.; QUISPE G.; CALLATA, G. . Nivel de estrés y estrategias de afrontamiento en estudiantes de la facultad de enfermería – UNSA. Enfermería Global, v.9, n.2, p.1-18, 2010.
CELIS, J.; BUSTAMANTE, M.; CABRERA, D.; WALTER, A.; MONGE, E. Ansiedad y estrés académico en estudiantes de medicina humana del primer y sexto año. Anales de la Facultad de Medicina, v.62, n.1, p.25-30, 2001.
CLARK,V.; MAY, S. Computer-Aided Multivariate Analysis. Chapman&Hall/CRC, Boca Raton, 2004. p.489.
COHEN, S.; TYRELL, D. A. J.; SMITH, A. P. Negative life events, perceived stress, negative affect, and susceptibility to the common cold. Journal of Personality and Social, Psychology, v. 64, n. 1, p. 131-140, 1993.
GUTIÉRREZ, J. A.; MONTOYA, L. P.; TORO, B. E.; BRIÑÓN, M. A.; ROSAS, E.; SALAZAR, L.E. Depresión en estudiantes universitarios y su asociación con el estrés académico. CES Medicina, Colombia, v. 24, n. 1, p.7-17, 2010.
HUAQUÍN, V.; LOAIZA, R. Exigencias académicas y estrés en las Carreras de la Facultad de Medicina de la Universidad Austral de Chile. Estudios pedagógicos, v. 30, n. 1, p. 39- 59, 2004.
JOHNSON,R.A ; WICHERN,W.W. Applied multivariate statistical analysis. Pearson Education, Inc, 2007. p.773.
LOWE, G.; URQUHART, J.; GREENMAN, J.; LOWE, G. Academic stress and secretory immunoglobulin. Psychological Reports, v. 87, n. 3, 721-722. 2000
MARDIA, K.; KENT, J.; BIBBY J. Multivariate analysis. Academic Press, New York. 1979. p.518.
MARTÍN, I. . Estrés académico en estudiantes universitarios. Apuntes de Psicología, v. 25, n.1, p.87-99. 2007
MCDONALD, A.S. The prevalence and effects of test anxiety in school children. Educational psychology, v.21, n.1, p.89-101, 2001.
SCHEFFER, R.L.; MENDENHALL, W.; OTT, R. Elementos de muestreo. Paraninfo Cengage Learning, 2007. p.457.
GORZO, A.; RÁCZ, I.; DARVAS, M.; MALDONADO, R. Una predisposición genética común al estrés y la ansiedad por la nicotina sensibilidad inducida por el estrés. 2007.
POLO, A.; HERNÁNDEZ, J.M.; POZO, C. Evaluación del estrés académico en estudiantes universitarios. Ansiedad y estrés: La Rioja, v. 2, n. 2-3, p. 159-172, 1996.
PULIDO, M.; SERRANO, M.; VALDÉS, E.; CHÁVEZ, M.; HIDALGO, P.; VERA, F. Estrés académico en estudiantes universitarios. Psicología y Salud, v. 21, n. 1, p. 31-37, 2011.
SELYE, H. The stress of life. New York: McGraw-Hill.1956.
SOLANO, O.;GÓMEZ, D.; BARTOLO, F.; GIRALDO, O.; SALINAS, A. Comparação dos níveis de satisfação dos pacientes nos serviços do instituto nacional materno perinatal usando análise multivariada. Revista Brasileira da Biometria, v. 26, n. 3, p. 125-132, 2008.
SOLANO, O.;GÓMEZ, D.; CARDENAS, A.;BARTOLO, F.; MARTINEZ, B.; BOLAÑOS, O.; ORLANDO, G.; MENDOZA, J. Estudio del estrés académico en estudiantes universitarios de la Facultad de Ciencias Matemáticas utilizando métodos multivariantes. PESQUIMAT, v. 17, n. 1, 2014.
VERDHARA, K.; NOTT, K. The assessment of the emotional and immunological consequences of examination stress. Journal of Behavioural Medicine, v. 19, n. 5, p. 467- 478, 1996.
ZEIDNER, M. Test anxiety: the state of the art. New York: Plenum Press.1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).