Jogos e Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática
Palabras clave:
Ferramentas de Ensino Diferenciadas, Aprendizagem-Significativa, Metodologias de Ensino, Formação Inicial de Professores.Resumen
Este trabalho busca explorar o uso de jogos didáticos e materiais manipuláveis no processo de ensino-aprendizagem com foco no aluno, mas no ponto de vista da formação de professores, sejam eles atuantes da rede pública ou em formação. Este trabalho gira em torno de questões como: Para que usar Jogos/Materiais Manipuláveis? Por que usar Jogos/Materiais Manipuláveis? De que forma devem ser utilizados? Ao nos fazermos essas perguntas podemos verificar as contribuições na (re)construção de significados matemáticos, enquanto mediadores de conhecimento. Assim, foi proposto um projeto de extensão em parceria com a disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática VI e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), cujo objetivo foi promover um curso de formação para professores da rede pública e bolsistas de Iniciação à Docência, que propiciasse o estudo teórico desses recursos no Ensino de Matemática e também explorar a criatividade dos participantes. Utilizamos como metodologia de avaliação a Engenharia Didática, então os participantes do minicurso foram avaliados em todo o processo de aplicação da oficina. A análise, realizada sob a abordagem do tipo qualitativa, conduziu à reflexão quanto à autonomia de cada participante no processo e quanto à postura do professor-pesquisador, possibilitando descobertas.
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