Uma Análise de Desempenho de Gráficos de Controle Multivariados
Palabras clave:
Alarme falso, Planejamento, ARL ICResumen
A melhoria e o monitoramento da qualidade são preocupações e necessidades para muitas organizações. Dentre as ferramentas que compõem o controle estatístico do processo, os gráficos de controle são simples e eficientes no monitoramento da média e da variabilidade de diversas características avaliadas. Particularmente, os gráficos de controle multivariados são valiosas ferramentas para o controle da qualidade industrial. O objetivo do presente trabalho consiste em determinar quais gráficos de controle são eficazes na detecção de mudança no vetor de médias de um processo. Para tanto, são apresentados os gráficos de controle multivariados de Hotelling, MEWMA, MCUSUM e ELR, com ARL IC = 200. Para cada um deles, simularam-se 20.000 processos bivariados sob controle baseados em 500 subgrupos racionais com observações individuais. A partir dos limites superiores de controle selecionados para compor os gráficos, modificou-se o vetor de médias do processo de modo a verificar em qual subgrupo racional, em média, o gráfico detecta o descontrole. O gráfico de controle MEWMA apresentou melhor desempenho, enquanto que o ELR e MCUSUM também apresentaram atuações satisfatórias.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).