Correlações de longo alcance em séries temporais de velocidade do vento no Correlações de longo alcance em séries temporais de velocidade do vento no Nordeste
Palabras clave:
velocidade do vento, série temporal, correlações de longo alcance, detrended fluctua-tion analysisResumen
O vento é um dos elementos mais complexos do clima, e contribui significativamente em vários fenômenos como erosão do solo, dispersão de poluentes, transporte de pólen e sementes, propagação de doenças e geração da energia eólica. Para descrever e quantificar a dinâmica dos fenômenos climáticos são utilizados novas técnicas de modelagem, incluindo a análise não linear, dinâmica fractal e multifractal. Um dos aspectos importantes para uma melhor veracidade destes modelos é a existência das correlações de longo alcance, que foram observadas ao longo da última década em séries temporais climáticas. Esse trabalho tem como objetivo analisar as correlações de longo alcance das séries temporais de velocidade do vento na região do Nordeste, durante o período de 2008 a 2011, utilizando o método Detrended Fluctuation Analysis - DFA.
Citas
BOWMAN, A.W.; AZZALINI A. Applied smoothing techniques for data analysis: the kernel approach with s-plus illustrations. NY: Oxford University Press, 1997.
COSTA, R. L.; VASCONCELOS, G. L. Long-range correlations and nonstationarity in Brazilian stock market. Physica A, Netherlands, v.329, pp. 231-248, 2003.
ECHNER, J. F. et al. Power-law persistence and trends in the atmosphere: A detailed study of long temperature records. Physical Review E, Netherlands, v. 68, 06133, 2003.
KAVASSERI R. G.; NAGARAJAN R. A multifractal description of wind speed records. Chaos, Solitons & Fractals, v. 24, p. 165, 2005.
PENG, C. K. et. al. Mosaic organization of DNA nucleotides. Physical Review E, v. 49, n. 2, pp. 1685-1989, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).