O uso do software GeoGebra como aliado para o ensino de Função Afim
Palabras clave:
Funções, Softwares educativos, Novo Ensino Médio, Intervenção Pedagógica, TecnologiaResumen
Atualmente, o uso de tecnologias no cotidiano escolar está cada vez mais presente e necessário, tendo em vista que o público alvo se interessa e já faz uso de algumas das tecnologias durante sua rotina de estudo e em seu cotidiano. Neste sentido, é possível utilizar recursos tecnológicos como o GeoGebra para tornar as aulas mais atraentes, dinâmicas e visuais. O presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades da utilização do software GeoGebra, como forma de tornar as aulas do componente curricular Laboratório de Matemática, especificamente para o ensino de função afim, mais dinâmicas e interessantes. Foram realizadas atividades dirigidas no Laboratório de Informática, com o uso do GeoGebra, para explorar gráficos de funções afim, com o intuito de analisar os comportamentos de crescimento e decrescimento. O público alvo em questão são alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais, sendo que apenas 10% dos participantes já conheciam o GeoGebra. Os resultados obtidos foram satisfatórios, atingindo os objetivos propostos e mostrando que a utilização de tecnologias em sala de aula representa um potencializador no processo de ensino e aprendizagem.
Citas
BRASIL. Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n.o 9.394, de 20 de dezembro de
, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que
regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos
Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei
n.o 5.452, de 1o. de maio de 1943, e o Decreto-Lei n.o 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei
n.o 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de
Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm >. Acesso em: 22 abr
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução no 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, n. 224, 2018.
Disponível em: < https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2018/11/RESOLUCAO-MEC-No
-3- DE-21-DE-NOVEMBRO-DE-2018.pdf >. Acesso em: 02 mai 2024.
ARAUJO, W. de; LOPES, R.; COLE, B.; FREITAS, A.; SANTOS, K. dos; LUSTOSA, I.
Contribuições do uso do GeoGebra no ensino de funções polinomiais no 1o ano do ensino médio.
Peer Review, v. 5, n. 20, p. 90-106, 2023. Disponível em: < https://peerw.org/index.php/journals/
article/view/1017/647 > . Acesso em: 22 abr 2024.
EDUARDO, A. F.; MORAIS, B. T. de. O uso do GeoGebra como proposta para o ensino de
funções na disciplina de matemática do ensino médio. Anais IX CONEDU... Campina Grande:
Realize Editora, 2023. 5 p. Disponível em: <http://mail.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/
/TRABALHO_COMPLETO_ EV185_MD4_ID13952_TB5341_06092023021153.pdf>.
Acesso em: 22 abr 2024.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Referência de Minas Gerais –
CRMG – Ensino Médio. 2019. Disponível em: <https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/
index.php/ens-medio>. Acesso em: 25 jun. 2024.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Catálogo de Eletivas 2024. p. 88-89. Disponível em <https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/index.php/ens-medio/conteudo-de-
apoio>. Acesso em: 22 abr 2024.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Plano de Curso 2024. Disponível em
https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/index.php/plano-de-cursos-crmg>. p. 8-12. Acesso
em: 06 ago 2024.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n.
, p. 66-91, 2000. 24p. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/
bolema/article/view/10635>. Acesso em: 05 mai 2024.
SOUZA, A. D. S. de; PIMENTA, A. C.. Sequência didática para o ensino de funções de 1o grau
com o software GeoGebra: na perspectiva do modelo campos semânticos. 2018. 11p. Disponível
em: < https://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/786 >. Acesso em: 06 ago 2024.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 224p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).