O O que pode o Triângulo de Sierpinski em salas de aula do Novo Ensino Médio?

Autores/as

Palabras clave:

Formação Continuada de Professores, Fractais, Grandezas e Medidas, Educação Matemática, Sequências Numéricas e Não Numéricas

Resumen

O propósito deste trabalho é relatar a experiência do primeiro autor, como professor de Matemática, na
realização de atividades envolvendo a construção do Triângulo de Sierpinski em turmas do 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública. A motivação para realizar a atividade surgiu a partir da disciplina Tópicos de Geometria e Medidas, no EMAC, e da necessidade de discutir sobre sequências e progressões geométricas. Durante as aulas, os estudantes construíram o Triângulo de Sierpinski, que é um fractal em que cada iteração contém cópias proporcionais e menores do triângulo inicial, visando a discussão de possíveis relações existentes na figura. Como resultados, destacam-se a utilização das medidas, pois alguns estudantes tiveram dificuldade em utilizar a régua para medidas decimais. Além disso, observou-se a questão da legitimidade, pois os estudantes sentiram a necessidade de aprovação do professor quanto à estética da figura produzida, e acharam interessantes as investigações envolvendo a proporção entre as medidas dos lados dos triângulos e a formalização do número de triângulos produzidos a cada iteração por meio de uma progressão geométrica. Na atuação como professor, entende-se que essas atividades potencializam o Ensino de Matemática e atraem maior interesse dos estudantes, favorecendo discussões sobre geometria, medidas e progressões.

Biografía del autor/a

Ronaldo André Lopes, Universidade Federal de Alfenas

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de Ensino de Ciências e Matemática, São Carlos-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Especialista em Educação Matemática na Contemporaneidade (UNIFAL-MG). Professor de Educação Básica associado à Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEEMG). Desenvolve pesquisas sobre questões relacionadas às políticas de ações afirmativas e o alcance da Lei de Cotas em universidades federais, com respaldo teórico na Educação Matemática. Possui interesse, também, em assuntos ligados à Formação de Professores,  Ensino de Matemática e Xadrez. 

José Claudinei Ferreira, Federal University of Alfenas, UNIFAL-MG

Degree in mathematics from the FCT-UNESP (2002-2005)

Masters in Mathematics at ICMC-USP (2006-2008)

Doctorate in Mathematics at ICMC-USP (2008-2010)

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Publicado

09-10-2024

Cómo citar

Lopes, R. A., & Ferreira, J. C. (2024). O O que pode o Triângulo de Sierpinski em salas de aula do Novo Ensino Médio?. Sigmae, 13(3), 1–21. Recuperado a partir de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2546