Uso do RStudio como ambiente de programação: um olhar a partir dos discentes da Engenharia Agronômica e Biotecnologia
Palabras clave:
RStudio, Graduação, Ensino, Programação de computadores, EstatísticaResumen
A estatística é uma ciência que fornece meios para organizar, descrever, analisar e interpretar dados provenientes de experimentos, subsidiando a tomada de decisões. O R, por sua vez, é uma ferramenta com uma vasta aplicabilidade em análises estatísticas, ensinada e difundida pelo mundo todo. Sua versatilidade permite que qualquer área do conhecimento usufrua de seus recursos para fins tanto acadêmicos quanto empresariais. Sendo assim, o uso do RStudio como ferramenta de aprendizado é um dos conteúdos que compõem a ementa da disciplina de Fundamentos e Programação de Computadores, presente na grade curricular dos cursos de Biotecnologia e Engenharia Agronômica, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Este trabalho teve por objetivo analisar a difusão e aceitação de seu uso entre os estudantes destas graduações, bem como seu nível de contentamento com a disciplina, tal qual a influência de fatores como a monitoria no processo de aprendizagem. Os resultados mostram que 92% dos alunos se sentem satisfeitos com o uso do software em sala de aula considerando nota acima de 5 pontos.
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