Árvore de Classificação Para Estimação de Perfis de Estudantes que Participaram da Prova SAEB de Língua Portuguesa no Ano de 2019
Palabras clave:
SAEB, Árvore de decisão, Amapá, Educação, AvaliaçãoResumen
O SAEB é uma avaliação nacional em larga escala do Brasil que mede a qualidade do ensino da Educação Básica do Brasil, abrangendo Língua Portuguesa e Matemática. O objetivo deste estudo foi o de estimar perfis de estudantes amapaenses que estão abaixo da média nacional em Língua Portuguesa, que participaram da prova SAEB de 2019. A pesquisa utilizou a metodologia de árvore de decisão para estimar a probabilidade de o aluno estar abaixo da média nacional, empregou-se o modelo CHAID para analisar o cruzamento das notas com variáveis sociodemográficas. Observou-se que 64,7% dos estudantes do Amapá estavam com notas abaixo da média nacional (278,4) em Língua Portuguesa. A árvore de classificação revelou que alunos de escolas públicas de áreas rurais têm uma chance de 83,2% de terem notas abaixo da média em Língua Portuguesa, sendo esse o perfil de maior probabilidade. Como conclusão verificou-se que esse estudo destacou os perfis com maior probabilidade de baixo rendimento em Língua Portuguesa, o conhecimento desses perfis contribui para elaboração de políticas públicas com foco nos alunos em maiores vulnerabilidades.
Citas
Coelho, G. R. B; Lopes, T. B; Costa, A. B. (2022). Comparativo nacional do desempenho da rede federal de ensino no SAEB de 2013 e 2015. Research, Society and Development, v. 11, n. 4, e38511427703. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27703
DIAZ, M. D. M. (2012). (Des)igualdades de oportunidades no ensino médio brasileiro: Escolas públicas e privadas. Economia, 13(3a), 553 568. Disponível em: https://www.anpec.org.br/revista/vol13/vol13n3ap553_568.pdf. Acesso em: 01 out. 2024.
GUSMÃO, F. A. F.; AMORIM, S. S. Desigualdade educacional no ensino médio brasileiro. Educação, v. 47, n. 1, p. e108, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Fabio-Alexandre-Ferreira-Gusmao/publication/365703210_Desigualdade_educacional_no_ensino_medio_brasileiro/links/637f2a281766b34c544f182a/Desigualdade-educacional-no-ensino-medio-brasileiro.pdf. Acesso em: 01 out. 2024.
INEP. Microdados do INEP, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados.
INEP. Resultados do SAEB, 2019. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/16-09-2020-09-24-inep-divulga-resultados-do-saeb-2019.
LAPEI UFG. Uso de dados na pesquisa: qual a diferença entre dados primários e secundários?. 2024. Disponível em: https://lapei.face.ufg.br/p/43695-17-uso-de-dados-na-pesquisa-qual-a-diferenca-entre-dados-primarios-e-secundarios.
Pestana, M. H; Gageiro, J. N. (2009). Análise categórica, árvores de decisão e análise de conteúdo em ciências sociais e da saúde com o SPSS. Lisboa; Porto: Lidel, D.L. 2009. - XVIII, 551, [7] p. : il. ; 24 cm. - (Estatística). - Bibliografia, p. 543-546. - ISBN 978-972-757- 585-5.
Silva, E. L. da.; Menezes, E. M. Metodologia de pesquisa e elaboração de teses e dissertações, 2005. 4. ed. rev. atual. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Florianópolis 2005.
Silva, I. V; Silva, M. T; Martins, S. (2018). Análise do desempenho escolar na avaliação SAEB 2015. In XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção "A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil". Maceió, Alagoas, Brasil. Egenep.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).