A abordagem do cotidiano em disciplinas que envolvem matemática em cursos de Pedagogia

possibilidades para a formação inicial

Autores/as

Palabras clave:

Cotidiano, Projeto pedagógico, Pedagogia, Formação de professores que ensinam matemática, Educação Matemática

Resumen

Neste artigo, o objetivo é descrever uma pesquisa qualitativa e documental, na qual foi analisado como o cotidiano ou temas relacionados à vida cotidiana estão presentes em disciplinas voltadas para a matemática em cursos de Pedagogia, na modalidade presencial, do estado de Minas Gerais. Para isso, foi realizado um mapeamento desses cursos, localizando-os na base de dados do e-MEC e em páginas de internet, nas quais coletamos dados(projetos pedagógicos, ementas ou informações sobre as disciplinas que envolvem matemática). Esses dados foram descritos, por meio de elementos da estatística descritiva. Em seguida, analisamos, a partir de alguns pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos (MCS) como o cotidiano ou temas relacionados à vida cotidiana fazem parte de ementas de disciplinas que envolvem matemática. Como não é explicitado o que seja cotidiano, dada as características dos dados, é apontada a possibilidade do uso de atividades baseadas em categorias do cotidiano na formação inicial em Pedagogia tendo em vista que a prática profissional futura requer lidar com situações que não se restringem aos conteúdos matemáticos ou às metodologias de ensino de matemática.

Citas

ALENCAR, E. A formação do pedagogo para o ensino de matemática em instituições do Observatório Internacional. In SIPEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática). Anais… Brasil, 2018. Disponível em: http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/396/317. Acesso em: 28 mar. 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Parecer CNE/CP Nº:5/2005. Brasília. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf. Acesso em: 10 mar. 2017.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 10 mar. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCC-APRESENTACAO.pdf. Acesso em: 2 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 11 nov. 2020.

CURI, E. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa Editora, 2005.

CURI, E. A formação do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas reflexões. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 7, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2787. Acesso em: 17 nov. 2021.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R (Orgs). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 – 2012.Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016.

GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. (orgs). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC (Fundação Carlos Chagas)/DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais), 2009.

JULIO, R. ; SILVA, G. H. G. Compreendendo a Formação Matemática de Futuros Pedagogos por meio de Narrativas. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2018, v. 32, n. 62. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a13. Acesso em: 29 dez. 2022.

JULIO, R. S.; SOUSA, L. B.; NOGUEIRA, D. A. Quando não se sabe que matemática será encontrada em um curso de Pedagogia. In: Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais… Brasília(DF) On-line, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/478351-QUANDO-NAO-SE-SABE-QUE-MATEMATICA-SERA-ENCONTRADA-EM-UM-CURSO-DE-PEDAGOGIA. Acesso em: 29 dez. 2022.

JULIO, R. S.; ZANETTI, M. A docência em Matemática e as disciplinas de Matemática na Pedagogia. Acta Scientiae, Canoas, 24(5), 119-143, 2022. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/6888/pdf_1. Acesso em: 29 dez. 2022.

JULIO, R. S.; MARIANO, A. L. S.; SILVA, S. I. S. Pensando numa Lógica Outra a Educação Matemática nos Cursos de Pedagogia. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 39, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/15977/12094. Acesso em: 29 dez. 2022.

LINS, R. C. O Modelo dos Campos Semânticos: estabelecimentos e notas de teorizações. In: ANGELO, Claudia Laus; et al. (orgs.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012, p. 11-30.

OLIVEIRA, V. C. A. O. Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria de vida cotidiana. 2011. 207 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/102098. Acesso em: 13 fev. 2023.

PIRES, C. M. C. Currículo, avaliação e aprendizagem matemática na educação básica. In: INEP. (Org.). Avaliações da Educação Básica em debate: Ensino e matrizes de referências das avaliações em larga escala. INEP. 1ed. Brasília: INEP, v. 1, p. 31-54, 2013.

SANTANA, L. Á.; VIOLA DOS SANTOS, J. R. Atividades Baseadas em Categorias do Cotidiano e Grupos de Trabalho: possibilidades na formação de professores de matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 39, p. 1-25, 14 dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/16089. Acesso em: 07 jul. 2023.

VIOLA DOS SANTOS, J. R.; BARBOSA, E. P.; LINARDI, P. R. Formação de professores de matemática e atividades baseadas em categorias do cotidiano. VIDYA, v. 38, n. 1, p. 39-57, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2292/2148. Acesso em: 07 jul. 2023.

ZANETTI, M.; JULIO, R. S. Expectativas quanto às Disciplinas de Matemática no Curso de Pedagogia: a importância de ouvir os alunos. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320200053. Acesso em: 13 fev. 2023.

Publicado

29-12-2023

Cómo citar

Bueno de Sousa, L., & Siqueira Julio, R. (2023). A abordagem do cotidiano em disciplinas que envolvem matemática em cursos de Pedagogia: possibilidades para a formação inicial. Sigmae, 12(2), 41–57. Recuperado a partir de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2081

Número

Sección

Mathematics Education