Modelagem e análise da satisfação dos consumidores de uma instituição financeira utilizando aprendizado de máquina
Resumen
Com um mercado cada vez mais competitivo, se torna imprescindível ter um bom relacionamento com seus clientes, fator que pode gerar uma otimização de recursos e imensa vantagem competitiva. Dentre as áreas que mais dependem deste relacionamento e marketing individual para retenção de seus consumidores estão os bancos e empresas de seguro. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo a criação de um modelo de aprendizado de máquina que possa prever a satisfação dos consumidores de uma instituição financeira multinacional com base em suas características e comportamento descritos pela base de dados fornecida pela organização. Solução que permitirão o banco agir com contramedidas e reverter casos de insatisfação, identificar e corrigir suas causas. Como proposta de resolução foram apresentados três modelos de aprendizado de máquina (Árvore de Decisão, Floresta Aleatória e XGBoost) que tiveram uma performance máxima de 82.02%, 81.61% e 83.39%, performances consideráveis e eficientes ao se considerar a natureza do problema e do conjunto de dados.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).