COVID-19: impactos na mortalidade e expectativa de vida no Brasil em 2020 e 2021
Resumen
Desde o final do ano de 2019, o mundo tem enfrentado uma nova ameaça: um vírus da família dos coronavírus se propagou de forma rápida e caracterizou-se como um problema de saúde mundial. Em 3 de agosto de 2021, no mundo já haviam 199.142.755 casos e 4.240.279 óbitos causados pela COVID-19. Devido a falta de preparo, diversos países tiveram ritmo lento no enfrentamento da pandemia gerando consequências sociais e econômicas para a sociedade. O alto número de mortes impacta a estrutura etária da população e consequentemente a expectativa de vida. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento da pandemia da COVID-19 na estrutura etária da população brasileira no ano de 2020, além de observar o comportamento dos novos casos e óbitos por COVID-19 após início da vacinação no ano de 2021 para essa população. O desenvolvimento desse estudo se deu pela aplicação do modelo de múltiplos decrementos para estimação da expectativa de vida ao nascer em um cenário anterior a pandemia (ano de 2019) e em um cenário com a COVID-19 (ano de 2020). Os dados contém informações sobre o número de óbitos por COVID-19 e por todas as causas além da população por idade e sexo. Os resultados deste estudo envolvem alteração na expectativa de vida do brasileiro pós pandemia da COVID e novo comportamento na curva de novos casos e óbitos por COVID-19 após início da vacinação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).