Comparação de modelo Clássico e Bayesiano para dados de óbitos perinatais no ISEA, Campina Grande-PB
Resumen
Modelos lineares generalizados são úteis, dentre outras situações, quando se quer ajustar modelos a dados que não seguem normalidade e não podem ser ajustados usando apenas a regressão linear simples. Outra ferramenta poderosa de estimação são os métodos Bayesianos, baseado em probabilidades condicionais. Neste trabalho apresenta-se um ajuste de modelos de regressão logístico com parâmetros estimado pelo método da máxima verossimilhança que é atualizado usando as técnicas da inferência Bayesiana. Tais métodos foram aplicados em dados obtidos no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida que fica localizado no município de Campina Grande - PB. As informações referem-se a pacientes gestantes atendidas nesta unidade de saúde. Objetivou-se obter o melhor modelo possível que nos forneça informação sobre a chance de óbito de uma criança em função de variáveis maternas usando o método de estimação da máxima verossimilhança e o método Bayesiano. Os ajustes e diagnósticos dos modelos foram realizados com auxílio do software R.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).