Modelagem espacial dos casos de tuberculose dos municípios do estado da Paraíba
Resumen
O principal objetivo que motivou o estudo da modelagem espacial dos casos notificados por Tuberculose no estado da Paraíba, baseia-se na hipótese de que pode haver áreas favoráveis à propagação dessa doença com fatores socioeconômicos. A dependência espacial pode ser um forte indicador de que as ações de controle não estejam produzindo o resultado desejado de minimizar as chances de transmissão em regiões nas quais são detectados focos do problema. O software utilizado para a análise e elaboração dos mapas foi o software estatístico R. Diante do exposto, o estudo da variabilidade espacial da propagação da Tuberculose, em pequena e grande escala, por meio de modelos para dados de área, torna-se de suma importância para os órgãos competentes, na gestão adequada de riscos minimizando as chances de transmissão da doença e para a sociedade em geral, pois como pode ser observado por meio dos mapas, houve municípios que foram significativos, influenciando seus vizinhos positivamente, de modo que se possa avaliar o quanto esses fenômenos surtem impactos na Saúde Coletiva no Estado da Paraíba.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).