Ajuste de um modelo de Séries Temporais para prever a vazão na hidrelétrica do Funil/MG
Resumen
A instalação de barragens para a construção de usinas hidrelétricas no Brasil iniciou-se a partir do século XIX. É um modelo de geração de energia limpa e segura. Um dos fatores que mais influenciam a operação das usinas hidrelétricas é a vazão das águas no reservatório. Existe um volume mı́nimo de água que deve estar represada para conseguir acionar a turbina e gerar energia elétrica. Prever os valores dessa vazão é de extrema importância para o planejamento dos sistemas hidrelétricos. Diante do exposto, este trabalho terá como objetivo ajustar um modelo de Séries Temporais à série da vazão média mensal de água na hidrelétrica do Funil/MG, localizada no Rio Grande, região sul do estado de Minas Gerais, na divisa entre os municı́pios de Lavras e Perdões, com a finalidade de verificar a existência de tendência, sazonalidade e realizar previsões. Os dados utilizados neste trabalho serão obtidos junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico. As análises serão realizadas pelos softwares R e Gretl, e a metodologia utilizada para ajustar o modelo de séries temporais será a de Box & Jenkins. A partir dos modelos sugeridos e adequados à série, foram utilizados os critérios de informação de Akaike e Hanna-Quinn, assim como o erro quadrático médio para selecionar o melhor modelo. O modelo ajustado para realizar as previsões foi o SARIMA (2, 0, 1) × (0, 1, 1)12.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).