Estimação de estrutura em Redes Bayesianas via método scoring and restrict
Uma aplicação para dados de agricultura
Resumen
A necessidade de uma análise preditiva assertiva aliada a interpretação das causas de seu resultado é um dos desafios encontrados nas metodologias de aprendizado de máquina. No mesmo sentido, a metodologia de Redes Bayesianas se propõe a ser uma ferramenta de investigação causal e é amplamente utilizada não somente para essa como para outras tarefas. Nesse contexto, este artigo busca, por meio da combinação de algoritmos de estimação de estrutura de Redes Bayesianas, encontrar uma arquitetura preditiva e interpretável para proporção de falhas em talhões de plantio de cana-de-açúcar. Para tanto, propõe um procedimento híbrido denominado {\it scoring and restrict} e verifica sua adequabilidade em dados simulados e reais. Os resultados indicam que a estratégia adotada reflete em aumento das medidas performance e de possibilidade de interpretação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).