Uso da Análise de Correspondência Múltipla na identificação de fatores associados ao retorno econômico na atividade leiteira no Estado de Minas Gerais, Brasil
Palabras clave:
Análise multivariada, Produção de leite, Retorno financeiroResumen
O estudo aplicou a Técnica Multivariada de Análise de Correspondência Múltipla para avaliar a existência de associação entre o retorno econômico da atividade leiteira e os indicadores de produtividade, composição de rebanho, custo de produção, receita bruta e assistência técnica. Os dados são provenientes de um questionário estruturado aplicado em 374 propriedades leiteiras de Minas Gerais, Brasil. Concluiu-se que o retorno econômico superior na produção de leite, expresso pela margem bruta por área de terra, está associada a maior produção de leite por vaca, maior número de vacas por área de terra e maior percentual de vacas no rebanho, que por sua vez está associado ao maior tempo de assistência técnica recebida pelo produtor rural. Ainda que o custo de produção operacional por animal tenha sido superior quando houve aumento de produtividade, a receita bruta por animal suplantou o custo, resultando em margem bruta superior. A assistência técnica do produtor rural é um mecanismo importante para capacitar o produtor rural e levar conhecimento sobre novas tecnologias, o que resulta em ganhos de produtividade no campo. A técnica de Análise de Correspondência Múltipla mostrou-se adequada para aplicação e tomada de decisão em análises do setor agropecuário.
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. Números do setor: Faturamento. São Paulo: ABIA. 2019. Disponível em: https://www.abia.org.br/vsn/tmp_6.aspx?id=16 . Acesso em: 07 mar. 2019.
ANUÁRIO LEITE 2018: Indicadores, tendências e oportunidades para quem vive no setor leiteiro. São Paulo: Texto Comunicação Corporativa, 2018. 114 p.
BARIONI Jr., W. Análise de correspondência na identificação dos fatores de risco associados à diarréia e à performance de leitões na fase de lactação. Piracicaba, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 1995. 97p. (Tese de Mestrado).
BENZÉCRI, J. P. Correspondence analysis handbook. New York: Marcel Decker. 1992. 665p.
FAEMG.
GREENACRE, M. Correspondence Analysis in Practice. Boca Raton: Chapman & Hall/CRC. 2 ed, 2007. 296p.
LOPES, M.A.; CARVALHO, F.M. Custo de produção do leite. Boletim Agropecuário, n.32, 2000. 42 p.
SAS INSTITUTE INC. SAS System for Microsoft Windows. Release 9.3. Cary: SAS Institute Inc. 2010.
STATSOFT INC. Statistica: data analysis software system. Version 7. Tulsa: StatSoft, Inc. 2004.. Disponível em http://www.statsoft.com
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).