Análise da tendência do número de feminicídio na região sudeste
Palabras clave:
Regressão Polinomial, Igualdade de Gênero, Violência contra mulher.Resumen
A violência e abuso contra a mulher é uma prática que na cultura moderna não tem espaço seja em qualquer âmbito. Este assunto está sendo acompanhado de perto até mesmo pela ONU em que a mesma se desprende de recursos para confecção de relatórios anuais em esfera global, descrevendo os números das nações em destaque por alta ou baixa ocorrência e continentes. O feminicídio é o crime de ódio derradeiro, mostrando total intolerância para com um gênero que por anos foi suprimido e alienado de atingir e ser recompensado por todo seu potencial. Com o crescimento de notícias em tempo real ventiladas pelas redes sociais que são amplamente utilizadas, crimes cometidos contra a mulher são de amplo conhecimento por todos que tem interesse de saber. A grande dúvida é como esse cenário se desenvolve principalmente a partir da virada do século, este trabalho mostra no período de 2001 a 2016, a tendência e como se comporta a ocorrência dos casos de feminicídio nos estados do sudeste do Brasil. Tem-se que o comportamento se apresenta decrescente em três dos estados observados, o que é uma ótima motivação para prática de políticas de tolerância zero contra essas práticas, porém individualmente permanecem constantes desde 2009.
Citas
MARCUELLO-SERVÓS, Chaime et al. Femicide: A social challenge. Current Sociology, v. 64, n. 7, p. 967-974, 2016.
GARTNER, R.; BAKER, K.; PAMPEL, F. C. Gender stratification and the gender gap in homicide victimization. Social Problems, v. 37, n. 4, p. 593-612, 1990.
GARRITANO, Célia Regina et al. Análise da tendência da mortalidade por acidente vascular cerebral no Brasil no século XXI. 2012.
MENEGHEL, S.N.; HIRAKATA, V.N. Femicídios: homicídios femininos no Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 45, p. 564-574, 2011.
MENEGHEL, S. N.; PORTELLA, A.P. Feminicídios: conceitos, tipos e cenários. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, p. 3077-3086, 2017.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema de informação sobre mortalidade. Disponível em<http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/sim/obtmap.htm> Acesso em: 25 de Fev. 2019.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. 2017. ISBN 3-900051-07-0, URL http://www.R-project.org/.
UNODC, Global Study on Homicide, Vienna, Austria. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).