Interdisciplinaridade entre matemática e cidadania: fake news e interpretação de gráficos
Palavras-chave:
Ensino médio, Estatística, Metodologias ativas, Sequência didática, Cidadão críticoResumo
A interdisciplinaridade entre matemática e cidadania oferece uma abordagem pedagógica enriquecedora. Este trabalho teve como objetivo analisar a participação de estudantes do ensino médio em uma oficina de estatística voltada ao tema fake news com foco no desenvolvimento de habilidade de interpretação de gráficos e medidas estatísticas. O estudo, de caráter exploratório, foi realizado em uma amostra por conveniência de 70 dos 160 alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola estadual em Poços de Caldas, Minas Gerais. A seleção dos participantes considerou os alunos presentes no dia da oficina e que pertenciam a turmas que apresentavam, pelo menos aparentemente, dificuldades em trabalhar com o tema estatística. A proposta utilizou uma sequência didática baseada em metodologias ativas e colaborativas, envolvendo a realização de uma pesquisa estatística em grupos sobre o tema das fake news. Os resultados mostraram que 92% dos estudantes reconhecem a importância de verificar a veracidade das informações e afirmaram saber identificar uma fake news. Contudo, 73% dos alunos apresentaram dificuldades significativas na interpretação de medidas estatísticas, destacando a necessidade de um ensino mais contextualizado e prático, trazendo temas atuais, como as fake news. Apesar desses desafios, a experiência que integrou temas atuais ao ensino de estatística promoveu um aprendizado significativo, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades estatísticas, melhora na compreensão de conteúdos matemáticos, comunicação, trabalho em equipe, aumento da motivação e do engajamento dos alunos, capacitando-os a se tornarem cidadãos críticos e informados.
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