Recursos lúdicos para o ensino-aprendizado de probabilidade e estatística

Yana Miranda Borges, Breno Gabriel da Silva, Rafaela Galo, Naiara Caroline Aparecido dos Santos

Resumo


Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudos relacionados à Probabilidade e Estatística deixam de compor o eixo Tratamento da Informação - presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais - e passam a integrar uma das unidades temáticas da BNCC. Há que ressaltar que tais mudanças remetem a um novo pensar a respeito de conteúdos relacionados à probabilidade e estatística centrado na promoção de competências, isto é, na interpretação e análise de informações e na elaboração de gráficos com foco no desenvolvimento do pensamento crítico a partir da consideração da natureza particular que lhes é própria. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os materiais lúdicos representam um importante recurso metodológico a ser utilizado pelo professor em sala de aula, sendo uma forma diferenciada de atividade, pois instiga o aluno a pensar e a criar estratégias para resolver problemas. Pensando nessas mudanças e na importância do estudo dessa temática desenvolvemos uma oficina para alunos de graduação em matemática e demais acadêmicos na Universidade Estadual de Maringá - UEM - com vistas a subsidiar recursos didáticos para professores e futuros professores atuantes na educação, promovendo o ensino facilitado desses temas a partir do uso de materiais manipulativos , baseada nos estudos da probabilidade, construção e interpretação de gráficos, permutação e curva de Gauss.

Palavras-chave


Ensino; Probabilidade e Estatística; Lúdico; Oficina.

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Referências


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