Índice de massa corporal de adoloescentes e atividade física: um estudo de caso com diferentes abordagens de análise
Resumo
O número de pessoas acima do peso vem crescendo muito nos últimos anos e parte disso de deve à má alimentação da população aliada à falta da prática de exercícios físicos regulares. O trabalho de Costa (2010) apresenta um experimento que relaciona o Índice de Massa Corporal (IMC) com a prática de atividade física de adolescentes em Portugal. O objetivo deste trabalho é apresentar diferentes abordagens analíticas deste mesmo experimento. Tais reflexões são fundamentais no planejamento e consequente análise de experimentos similares. Há indícios para crer que o IMC pode ser diferente entre homens e mulheres e, além isso, como não é foco principal a comparação dos gêneros, talvez seja mais aconselhado analisá-los em dois experimentos distintos. Ainda, a prática de atividade física não interferiu no IMC dos adolescentes.
Publicado
22-01-2015
Seção
Full papers
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).