Aplicação do Modelo de Reposta Nominal da TRI a Avaliação Educacional de Larga Escala

André Felipe Zilio da Silva, Dalton Francisco de Andrade, Adriano Ferreti Borgatto, Luiz Ricardo Nakamura

Resumo


Resumo:

O sistema de avaliação educacional tem por objetivo organizar informações que viabilizem tomadas de decisões acerca da qualidade da educação. A Avaliação formativa foca em ensino-aprendizagem e pretende, de uma forma rápida, identificar dificuldades dos estudantes. Diante desse contexto, realizou-se um estudo psicométrico utilizando dados de uma avaliação formativa de larga escala do componente curricular de matemática, realizada para estudantes do 4.º ano do ensino fundamental do município de Curitiba-PR. O objetivo deste trabalho é aplicar o Modelo de Resposta Nominal da Teoria da Resposta ao Item aos dados da avaliação. Também foram utilizadas ferramentas da consistência do teste da Teoria Clássica de Testes e uma análise da informação do teste. Ao realizar uma comparação com o Modelo Logístico de 3 Parâmetros, nota-se que o modelo conseguiu capturar alguns problemas nos itens da avaliação não captados pelo Modelo Logístico de 3 Parâmetros da TRI, além de apresentar o crescimento ou decrescimento dos distratores de acordo com a evolução das proficiências dos estudantes.


Palavras-chave


Teoria da Resposta ao Item, Avaliação Educacional; Modelos de Reposta Nominal

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Referências


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