De Infanta de Aragão a Rainha de Portugal

uma resenha do romance histórico contemporâneo português A Rainha Santa, de Isabel Machado

Autores

Palavras-chave:

A Rainha Santa, D. Isabel de Aragão, Isabel Machado, Romance Histórico Contemporâneo Português, Autoria Feminina

Resumo

A Rainha Santa (2017), de Isabel Machado, é um romance histórico contemporâneo português que tem como panorama histórico os conflitos entre três reinos da península ibérica na Baixa Idade Média: Portugal, Aragão e Castela. A obra é narrada em terceira pessoa, por um narrador onisciente e, em primeira pessoa, pela protagonista D. Isabel. Tendo como leitmotiv da narrativa, a trajetória – do nascimento ao falecimento – da figura histórica D. Isabel de Aragão, Rainha de Portugal e Santa da Igreja Católica Apostólica Romana. Dentre as temáticas que conseguimos identificar ao longo do enredo romanesco, enfatizamos: a representação feminina no medievo europeu, o amor cortês, a maternidade, o patriarcalismo, a guerra civil, o autoritarismo monárquico, o teocentrismo, tendo mais destaque, a política e o sagrado. Entre Ficção e História, a personagem romanesca D. Isabel tenta lidar com todos esses elementos citados anteriormente, mas, os que sobressaem e moldam a imagem da referida protagonista consistem na sua maternidade, nos seus feitos políticos e na sua forte relação com o sagrado. Portanto, vemos que, é no âmbito da metaficção historiográfica – que se apresenta como um campo profícuo para subversão de padrões estabelecidos pela crítica literária canônica –, que Isabel Machado (2017) utiliza desse subgênero literário para abordar problematizações e releituras crítico-reflexivas da Baixa Idade Média portuguesa. Visto que, a romancista traz para o primeiro plano da sua narrativa romanesca uma personagem feminina e, ao mesmo tempo, a apresenta como protagonista que tem um lugar de fala, pois ela narra, questiona, subverte padrões, transgride normas e exerce papéis que, outrora, o sistema patriarcal destinava apenas ao masculino; o que, de certa maneira, não aparece comumente nos romances históricos tradicionais. Em síntese, constatamos que, através da releitura da figura histórica como D. Isabel de Aragão, Isabel Machado (2017) nos mostra, entre rosas, santas, liliths, damas, rainhas, agnes, agnus, aleivosas e personagens heterodoxas, uma Idade Média como palco para o protagonismo feminino.

Biografia do Autor

Francisco Edinaldo de Pontes, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando em Literatura e Interculturalidade (MLI), pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É graduado em Licenciatura Plena em Letras - Inglês (2019), pela mesma IES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Língua Inglesa. Realiza pesquisas nas áreas de Língua Inglesa; Literatura Anglo-americana e Literaturas Lusófonas. Tem interesse nas áreas de Representações de Gênero na Literatura e em outras Linguagens; Estudos de Gênero na Literatura; Crítica Literária Feminista; Literatura de Autoria Feminina; e Literatura Comparada. Atualmente, desenvolve pesquisas com área de concentração em Literatura e Estudos Interculturais e linha de pesquisa em Literatura, Memória e Estudos Culturais. É membro integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos (GIELLus/UEPB/DGP/CNPq).

Referências

ANDRADE, Maria Filomena. Isabel de Aragão: Rainha Santa, Mãe Exemplar. Lisboa: Temas e Debates, 2014.

CAMPELLO, Eliane Terezinha do Amaral. O Romance Histórico de Autoria Feminina. In: SCHNEIDER, Liane; ALEMEIDA, Márcia et al. (org.). Mulheres e literaturas: cartografias teórico-críticas. Maceió: EDUFAL, 2013. p. 163-178.

ESTEVES, Antônio Roberto. O romance histórico brasileiro contemporâneo (1975-2000). São Paulo: Editora UNESP, 2010.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução: Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1991.

JÚNIOR, Arnaldo Franco. Formalismo Russo e New Criticism. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana. (org.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. rev. e ampl. Maringá: EDUEM, 2009. p. 115-130.

MACHADO, Isabel. A Rainha Santa. 2. ed. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2017. 411 p.

MARINHO, Maria de Fátima. O Romance Histórico em Portugal. Porto: Campo das Letras, 1999.

PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Tradução: Denise Bottmann. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

REAL, Miguel. O romance português contemporâneo 1950-2010. Alfragide: Caminho, 2012.

STEVENS, Cristina Maria Teixeira. (Re)Construindo a Memória: Metaficção Historiográfica e Feminismos. In: SCHNEIDER, Liane; ALEMEIDA, Márcia et al. (org.). Mulheres e literaturas: cartografias teórico-críticas. Maceió: EDUFAL, 2013. p. 113-124.

VIEIRA, Cristina Maria da Costa. Viagem pelo universo feminino de A Esmeralda Partida de Fernando Campos: o romance histórico como ponto de fuga. 2000. 234f. Dissertação. (Mestrado). Mestrado em Estudos Portugueses e Brasileiros. Universidade do Porto. Porto, 2000.

Downloads

Publicado

11-12-2023

Edição

Seção

Literaturas