Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O autor declara que inexiste a ocorrência de plágio ou de autoplágio.

Diretrizes para Autores

1. O tamanho do papel deve ser A4 e o texto apresentado em coluna simples, com margens 2,5 cm (superior, esquerda, inferior e direita).

2. Em todo o texto, o tipo de letra deve ser Arial, com adentramento de 2 cm para marcação de parágrafos (não fazer adentramento com o uso da tecla ‘tab’) e 4 cm para exemplos e citações (apenas as que ultrapassarem 03 linhas).
  3. tamanho da fonte é de 12 pontos para o texto corrente. O espaçamento entre linhas no corpo do texto deve ser 1,0 (espaçamento simples).
  4.  Nas citações com mais de 03 linhas a fonte deve ser de 10 pontos e com espaçamento de 1,0 (espaçamento simples).  Não utilizar aspas duplas. Não utilizar itálico.
  5. Para citações sem recuo (até 3 linhas) utilizar aspas duplas. Não utilizar itálico.
  6. As notas de rodapé devem ser apenas explicativas. Não utilizar para indicar referências. Fonte: 10 pontos.
  7. Expressões em outra língua devem vir em itálico.
  8. Para destacar qualquer parte do texto, use itálico, ainda que sejam nomes de capítulos.
  9. O texto deve vir justificado.
  10. As referências dos autores citados ao longo do texto devem aparecer no final, sem numeração, antes dos anexos (quando for o caso) e devem trazer como título apenas a palavra referências (alinhada à esquerda), em negrito, apenas a primeira letra do título em maiúsculo. Essas referências são comumente usadas a título de intertextualidade, ou seja, não é permitido colocá-las antes do texto. Somente no final.
  11. Número mínimo de páginas: 03. N´úmero máximo de páginas: 07 (incluindo a referências).

Partes pré-textuais do trabalho

1. Referência do texto resenhado logo no início da página. Informando os seguintes dados: Sobrenome do autor, nome do autor. Nome da obra. Edição. Cidade, editora, ano. Se necessário, incluir o número da página.

Exemplo:

SOUZA, Maria Suzana de Lemos. Guia para redação e apresentação de teses. 2. ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2002.

1. Abaixo da referência, incluir o Título: centralizado, com letras MAIÚSCULAS, em negrito, fonte 12.
  2. Atenção: o processo de avaliação das resenhas segue o protocolo de dupla avaliação cega por pares. Portanto, não se deve indicar a identificação do autor (nome, e-mail e informações relevantes) quando a resenha for submetida. Essas informações devem estar contidas apenas nos metadados. Logo após a avaliação do manuscrito, se aceito para publicação, é o momento destinado à inserção dos dados pessoais no corpo do texto.
  3. Após submissão e avaliação, caso a resenha seja aceita para publicação, logo abaixo do título, indicar nome do autor alinhado à direita (sem negrito e em itálico). Na linha seguinte, indicar instituição por extenso (e agência de fomento, se for o caso). Na linha sequencial, endereço de e-mail (Resenhando). Em nota de rodapé, com fonte tamanho 10, indicar a titulação do autor e outras informações relevantes, indicar também os dados da agência de fomento, quando for o caso. Quando se tratar de mais de um autor, os dados de cada um devem ser colocados em linhas separadas.