Revistas

  • Boletim Alfenense de Geografia

    O Boletim Alfenense de Geografia é uma Revista da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Alfenas (AGB Alfenas) associada ao Programa de Pós-graduação em Geografia da UNIFAL-MG (PPGEO UNIFAL-MG) , com caráter científico-acadêmico que tem como objetivo proporcionar um espaço de divulgação e debates de trabalhos  na área de Geografia (e/ou de outras áreas, desde que estabeleçam diálogo com a Geografia), na forma de artigos, resenhas, traduções, entrevistas, notas de pesquisa, relatos de experiência/trabalhos de campo.

    ISSN: 2764-1422

    DOI: https://doi.org/10.29327/243949

    Periodicidade:

    A revista tem periodicidade semestral com publicação em fluxo contínuo.

  • Resenhando

    A Revista Resenhando da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) surgiu em decorrência da produção de resenhas advindas de um projeto anterior - Resenhando - , idealizado e promovido pelo grupo PET - Conexões de Saberes - Letras da instituição.  Tem como foco publicações de resenhas, originais e inéditas, escritas, majoritariamente, pelo público da graduação e da pós-graduação, não havendo restrições em relação às áreas do saber com as quais a língua(gem), nas suas mais variadas instâncias, possa dialogar. No geral, apresentam-se produções escritas do gênero Resenha em temáticas que envolvem: Teoria e Crítica Literária; Literaturas; Linguística; Tradução; Estudos de Tradução; Ensino de Línguas e Literatura; História e Estudos de Gênero. Objetiva-se, nesse contexto, ampliar a visibilidade dos estudos nos campos das Letras ou de áreas correlatas, promovendo uma difusão de saberes que, posteriormente, possa servir como referência a futuras pesquisas, dentre outras contribuições.

    A Revista Resenhando publica dois volumes a cada ano, podendo, eventualmente, publicar dossiês ou números especiais adicionais. 

     

  • Consultas en educación

    La Revista Consultas em Educación (IeE) es una publicación del Programa de Posgrado en Educación (PPGE) de la Universidad Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Se edita electrónicamente cada semestre y publica resultados de investigaciones teóricas y / o empíricas, ensayos, reseñas de libros, informes de experiencias y entrevistas. La revista acepta artículos en continua demanda, así como la propuesta de dossiers. Su objetivo es difundir estudios e investigaciones en el campo de la educación desde diversas perspectivas teóricas y metodológicas que puedan contribuir a fomentar un amplio debate en el campo de las Ciencias Humanas y Sociales. Es una publicación de acceso libre y gratuito.

    ISSN 2764-0604

  • (Entre Paréntesis)

    La Revista (Entre Parênteses) es una publicación semestral, con sumisión en flujo continuo, abierta a colaboradores de Brasil y del exterior, que estén interesados en temas relacionados con las áreas de los Estudios Lingüísticos y Literarios. Se destina a publicar  trabajos académico-científicos, resultantes de investigaciones de carácter significativo para las áreas citadas y producidos por docentes, discentes (debidamente orientados por un profesor, maestro o doctor) e investigadores de la UNIFAL-MG y de otras instituciones. Los trabajos enviados a la revista no deben haber sido publicados anteriormente o sometidos a otros periódicos.   

  • Cadernos de Estudos Interdisciplinares

    A Revista Caderno de Estudos Interdisciplinares (CEI), criada em 2014, é um periódico gratuito e de fluxo contínuo publicado em formato eletrônico, de natureza técnica, científica e de popularização de pesquisas interdisciplinares, priorizando as áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Humanidades. A Revista foi criada e é editada pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Campus Varginha/MG.

  • Trem de Letras

    A revista Trem de Letras, do Departamento de Letras da Unifal-MG, com periodicidade semestral, acolhe artigos, resenhas, ensaios, traduções, relatos de experiência e squibs em todos os campos dos estudos literários e linguísticos e na área de ensino e formação docente (área Letras) em fluxo contínuo ou em números temáticos especiais organizados por diferentes editores. Aceita trabalhos em português, espanhol e inglês.