Revista Farmácia Generalista / Generalist Pharmacy Journal


A Revista Farmácia Generalista / Generalist Pharmacy Journal é uma publicação semestral de carater científico e acesso aberto que é publicada pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e gerenciada e editada por professores, pós-graduandos e discentes do grupo PET-Farmácia.


CHAMADA PARA O PRIMEIRO VOLUME: A revista está editando seu primeiro volume (v.1, n.1) para o primeiro semestre de 2019 com os resumos simples e expandidos do I Workshop do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG.

O corpo editorial da revista convida todos os autores que apresentaram seus trabalhos e que tenham ao menos resultados parciais a publicarem resumos expandidos. Lembramos que a publicação de resumo expandido não inviabiliza uma posterior publicação de artigo em outra revista desde que não sejam apresentados todos os resultados iguais.

Atencão:  Os resumos expandidos devem ser submetidos via o sistema da revista até o dia 10/05/2019. O autor correspondente deve se inscrever na revista pelo seguinte link acessar.

 

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMO EXPANDIDO

1. O Resumo Expandido deverá conter: título, autor(es), filiação dos autores, Resumo e Palavras-Chave (máximo de 5), Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (se houver) e Referências. Trabalhos que não apresentarem nenhum resultado não serão aceitos na forma expandida.

2. Todos os tópicos (RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, etc.) deverão ser escritos em letras maiúsculas e em negrito. O texto deverá ter alinhamento justificado.

3. O resumo expandido deverá conter no mínimo três e no máximo seis páginas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.

4. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens  superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 12, exceto no título (corpo 14), e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser 1,5.

5. As citações e referências devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

6. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.

7. Título: O texto deverá iniciar com o título do trabalho, utilizando fonte Time New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.

8. Após duas linhas (espaços) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Time New Roman, corpo 12, e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobreescrito para cada instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar a filiação, e com um asterisco (*) indicar o autor correspondente. Abaixo da filiação acrescentar o endereço eletrônico (e-mail) do autor correspondente.

9. RESUMO: deve ter no máximo 250 (duzentas e cinqüenta) palavras, com breves e concretas informações sobre os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “PALAVRAS-CHAVE:” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”. Incluir Abstract e Keywors.

10. INTRODUÇÃO: deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

11. METODOLOGIA: deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas.

12. RESULTADOS E DISCUSSÃO: deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo conter Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo, seguido de legenda (quando necessário) e fonte (caso esta tenha sido elaborada pelos autores escrever “Fonte: do autor”). É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

13. CONCLUSÕES: devem ser elaboradas de forma concisa e com base nos objetivos e resultados do trabalho.

14. AGRADECIMENTOS: inseri-los, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta.

15. REFERÊNCIAS: devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Observação: o corpo editorial da revista poderá, a qualquer momento, entrar em contato via e-mail com os autores para solicitar correções. Resumos expandidos que não atenderem as normas poderão não ser publicados.

 


Atenção: Em breve estaremos aceitando manuscritos para o segundo número da revista (v.1, n.2) que deverá ser publicado no segundo semestre de 2019.

O Resumo Expandido deverá conter: título, autor(es), filiação dos autores, Resumo e Palavras-Chave (máximo de 5), Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (se houver) e Referências.

Todos os tópicos (RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, etc.) deverão ser escritos em letras maiúsculas e em negrito. O texto deverá ter alinhamento justificado.

O resumo expandido deverá conter no mínimo três e no máximo seis páginas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.

O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 11, exceto no título (corpo 14), e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.

As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.

O texto deverá iniciar com o título do trabalho, utilizando fonte Time New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.

Após duas linhas (espaços) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Time New Roman, corpo 12, e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobreescrito para cada instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar a filiação, e com um asterisco (*) indicar o autor correspondente. Abaixo da filiação acrescentar o endereço eletrônico (e-mail) do autor correspondente.

RESUMO: deve ter no máximo 250 (duzentas e cinqüenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “PALAVRAS-CHAVE:” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.

INTRODUÇÃO: deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

METODOLOGIA: deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo conter Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo, seguido de legenda (quando necessário) e fonte (caso esta tenha sido elaborada pelos autores escrever “Fonte: do autor”). É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

CONCLUSÕES: deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.

AGRADECIMENTOS: inseri-los, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta.

REFERÊNCIAS: devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.