CUIDADO FARMACÊUTICO PARA PACIENTES COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA
Resumo
Os transtornos de ansiedade que ocorrem a níveis mentais são agrupados dentro da Classificação Internacional das Doenças e no Manual Diagnóstico e Estatístico. Embora os sintomas possam variar bastante, esses transtornos caracterizam-se, na maioria das vezes, por uma associação de ideias e emoções negativas, preocupações excessivas, irritação extrema, com prejuízos para a vida cotidiana. Para a Organização Mundial da Saúde, elas são resultado de uma complexa interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Os fatores biológicos seriam a relação entre a doença e as alterações anatômicas e anormalidades nos circuitos neuronais. Os fatores psicológicos envolvem uma sensação de medo extrema, podendo até incapacitar o indivíduo, e ansiedade e preocupação excessivas e de difícil controle. Esses sintomas acabam envolvendo familiares e amigos próximos do paciente, tendo impacto inclusive na vida profissional. Tem-se assim os fatores sociais envolvidos. Este trabalho tem por objetivo compreender como o cuidado farmacêutico pode atuar beneficamente no tratamento de pacientes com transtorno de ansiedade. Consiste em uma revisão narrativa de artigos científicos encontrados em sites de pesquisa. Como resultado, observou-se a atuação do farmacêutico no manejo da farmacoterapia, visando à adesão ao tratamento farmacológico, observando sua efetividade e segurança, contribuindo para diminuir os efeitos adversos, enfim, buscando melhorar a qualidade de vida do paciente. Conclui-se assim que o profissional farmacêutico possui um papel importante no tratamento de pacientes com transtorno de ansiedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor e da revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.