Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Farmácia Generalista / Generalist Pharmacy Journal (ISSN: 2675-1364) é uma publicação semestral de caráter científico e acesso aberto que é publicada pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e gerenciada e editada por professores, pós-graduandos e discentes do grupo PET-Farmácia. A revista tem por finalidade publicar artigos rigorosamente originais, decorrentes de estudos e pesquisas científicas de caráter relevante para a área de Farmácia, incentivando o estudo e pesquisa nas diversas vertentes de formação do farmacêutico, oferecendo ao leitor, os subsídios necessários para a atualização e reflexão a cerca das mais relevantes questões que envolvem as ciências farmacêuticas. Esta revista é direcionada para profissionais de saúde, técnicos, pesquisadores, professores e alunos.

A Revista publica artigos de pesquisa, revisão, relato de caso e comunicados breves em português e inglês. Serão aceitos manuscritos dentro da grande área de Farmácia tais como: Análises clínicas; Biologia molecular; Bioquímica; Controle de qualidade; Cuidado Farmacêutico; Desenvolvimento e avaliação de fármacos, medicamentos e cosméticos; Farmácia clínica; Farmácia hospitalar; Farmácia industrial; Farmácia magistral; Farmacologia; Fitoquímica; Imunologia; Microbiologia; Parasitologia; Química Farmacêutica; Toxicologia; entre outros.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação de trabalhos submetidos para publicação na Revista Farmácia Generalista serão avaliados primeiramente pelos editores que farão uma análise prévia da coerência de conteúdo do trabalho em relação às normas editoriais da Revista e a adequação da redação ao gênero proposto e das normas de publicação. Nessa etapa o trabalho pode ser rejeitado ou então encaminhado para avaliação de dois pareceristas ad hoc.

Em seguida o trabalho, sem identificação de autoria, é submetido à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. Havendo divergência entre os dois pareceres, um terceiro é solicitado. O nome dos autores e dos pareceristas são sigilosos, para evitar que as avaliações sofram qualquer tipo de influência externa.

Os pareceristas são escolhidos de acordo com o tema e objeto tratado no artigo a ser avaliado. Dos pareceres emitidos pelos avaliadores, poderão ser aceitos na íntegra, aceitos com modificações ou não aceitos.

O parecer será encaminhado ao(s) autor(es) para devidas considerações.

Periodicidade

A periodicidade de publicação da revista é semestral com submissões de artigo em fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Revista Farmácia Generalista / Generalist Pharmacy Journal

A Revista Farmácia Generalista caracteriza-se como uma publicação técnico-científica que trata de temas atuais relacionados à vasta área das Ciências Farmacêuticas.

UNIFAL-MG, CAPES, CNPq e FAPEMIG.

Histórico do periódico

A Revista de Farmácia Generalista / Generalist Pharmacy Journal iniciou suas publicações no ano de 2019.