Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
    O artigo será submetido sem identificação (nome dos autores e instituições) assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
    Para garantir a revisão por pares cega, a 'Primeira Página' com as informações dos autores deve ser submetida em um arquivo separado do manuscrito, como um documento suplementar.
  • Sugestão de Revisores. No campo "Comentários para o editor" indicar 3 possíveis revisores (nome e e-mail) para o manuscrito que não possuem conflito de interesse com o artigo ou com os autores.

Diretrizes para Autores

A revista publicará os seguintes textos:

Artigos Originais: refere-se a trabalhos inéditos de pesquisa. Devem conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês, e as seções: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. Deverão ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e outros elementos.

Comunicações Breves: são artigos originais, porém mais curtos, abordando campos de interesse para a revista, com resultados preliminares ou de relevância imediata, devem ter até 3000 palavras. Seguindo o modelo dos artigos originais deve apresentar título, resumo e palavras-chave em português e inglês, resumo e abstract estruturado com no máximo 150 palavras, serão aceitas até 5 palavras-chaves, 3 ilustrações (tabelas e figuras) e 20 referências.

Relatos de Casos: Devem ser relatos breves com extensão máxima de 10 páginas e 5 ilustrações (tabelas e figuras). O manuscrito deve conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês, resumo e abstract estruturado com no máximo 150 palavras, 5 palavras-chaves, e os tópicos Introdução, Relato do Caso, Discussão, Conclusão e Referências.

Artigos de Revisão: destinados à apresentação do progresso em uma área específica de Farmácia, com o objetivo de dar uma visão crítica do ponto de vista de um especialista qualificado e experiente. Deverão ter no máximo 40 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e outros elementos. Para submeter um Artigo de Revisão, é imprescindível que o autor tenha publicações que comprovem a sua experiência e qualificação na referida área. Ao enviar o manuscrito, o autor deverá submeter uma carta explicativa da pertinência e importância do trabalho.

 

Envio dos trabalhos:

Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente pelo endereço eletrônico da revista em dois arquivos separados:

Primeira página: Documento com o título em português e inglês, nome dos autores, instituição, financiamentos e/ou agradecimentos, e contato do autor correspondente (endereço de e-mail, postal e telefone).

Manuscrito: Devem conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês, e as seções pertinentes ao tipo de artigo. Ex: artigo original deve conter: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. Não colocar nomes, intituição ou qualquer outra informação que identifique os autores.

Ambos arquivos devem ser salvos em formato Word ou equivalente (pede-se não enviar arquivos salvos em editor de texto do MacBook por incompatibilidade de comunicação entre máquinas com sistemas operacionais diferentes). Para arquivos editados em formato BR Office, pede-se atenção para, no momento de salvar o documento, atentando para selecionar a opção “salvar como documento Word 97/2003”. Não salvar o arquivo em formato ODT.

 

 

Normas para formatação do artigo:

Serão aceitos artigos escritos em português ou inglês. Artigos escritos em português deverão apresentar título, resumo e palavras-chave em português e inglês.

O artigo deve ser elaborado em folha tamanho A4 (210 mm x 297 mm), com margens de 2,5 cm (superior, esquerda, inferior e direita). A fonte deve ser Times New Roman 12, espaço entre linhas de 1,5 cm e as linhas devem ser numeradas. O texto deve estar justificado, com excessão das referências. O artigo deve ser enviado no formato de arquivo do programa Microsoft Office Word.

 

 

Primeira página: Deve conter o título, preferencialmente até 10 palavras, não devendo ultrapassar 20 palavras. O qual deve expressar de forma clara e concisa o assunto abordado, palavras ambíguas, jargões e abreviações devem ser evitados. Logo abaixo do título, acrescentar o nome do(s) autor(es). Na linha seguinte, indicar filiação do(s) autor(es). Na linha sequencial, contato do autor correspondente (endereço de e-mail, postal e telefone). Agradecimentos e/ou agências de fomento, quando for o caso. Para garantir a revisão por pares cega, a 'Primeira Página' com as informações dos autores deve ser submetida em um arquivo separado do manuscrito, como um documento suplementar.

 

 

Manuscrito:

Título: Deve ser escrito em portugês e inglês de forma concisa e não ultrapassar 20 palavras.

Resumo: Deve ser escrito em português com até 350 palavras, fonte Times New Roman 12 e espaçamento simples.

Palavras-chave: Até 5 palavras-chave escritas com a primeira letra em maiúsculo e separadas por ponto e vírgula (;). Evitar palavras já usadas no título.

Abstract: Deve ser escrito em inglês, com as mesmas regras do resumo em português.

Keywords: Deve ser escrito em inglês, com as mesmas regras para palavras-chave.

Texto principal: Deve ser subdividido, em: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. Artigos de Revisão e Relato de Caso poderão apresentar subtítulos de acordo com as necessidades do trabalho em questão. O texto deve obedecer às Orientações Gerais, usando fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, linha numeradas e texto justificado. Se, por ventura, o trabalho for escrito em português e utilizar termos em língua estrangeira ou nomes de espécies, estes deverão ser escritos usando o modo itálico. Os subtítulos deverão ser grafados na mesma formatação do texto, destacados em negrito e letras maíuscula e posicionados à margem esquerda.

Citações no texto: As citações inseridas no texto devem ser indicadas pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) em letra maiúscula, seguido(s) pelo ano da publicação (ex.: SILVA et al., 2018), sendo que: artigos com até três autores, citam-se os três sobrenomes; artigos com mais de três autores, cita-se o sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão et al.

Referências: Deve seguir o modelo das Orientações Gerais e o título “Referências” deverá vir em corpo 12, alinhado à esquerda e em negrito. As referências bibliográficas devem obedecer às normas técnicas da ABNT-NBR-6023. Quando houver mais de um texto do mesmo autor, estes devem ser apresentados em ordem cronológica do mais antigo para o mais novo.

 

Ética

O(s) autor(es) devem informar, no texto do artigo, se o projeto de pesquisa que utilizou animais e/ou humanos foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa de sua Instituição.

Artigos Originais

Refere-se a trabalhos inéditos de pesquisa. Devem conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês, e as seções: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. Deverão ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e outros elementos.

Artigos de Revisão

Destinados à apresentação do progresso em uma área específica de Farmácia, com o objetivo de dar uma visão crítica do ponto de vista de um especialista qualificado e experiente. Deverão ter no máximo 40 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e outros elementos. Para submeter um Artigo de Revisão, é imprescindível que o autor tenha publicações que comprovem a sua experiência e qualificação na referida área. Ao enviar o manuscrito, o autor deverá submeter uma carta explicativa da pertinência e importância do trabalho.

Comunicações Breves

São artigos originais, porém mais curtos, abordando campos de interesse para a revista, com resultados preliminares ou de relevância imediata, devem ter até 3000 palavras. Seguindo o modelo dos artigos originais deve apresentar título, resumo e palavras-chave em português e inglês, resumo e abstract estruturado com no máximo 150 palavras, serão aceitas até 5 palavras-chaves, 2 ilustrações (tabelas e figuras) e 20 referências.

Relatos de Casos

Devem ser relatos breves com extensão máxima de 6 páginas, 3 ilustrações (tabelas e figuras), até 20 referências, resumo e abstract estruturado com no máximo 150 palavras, e 5 palavras-chaves. O manuscrito deve conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês, resumo e abstract estruturado com no máximo 150 palavras, 5 palavras-chaves, e os tópicos Introdução, Relato do Caso, Discussão e Referências.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.