ELABORAÇÃO DE UM GUIA FARMACOTERAPÊUTICO DE MEDICAMENTOS POTENCIALMENTE PERIGOSOS EM UMA MATERNIDADE DO SUL DO BRASIL
Resumo
Os medicamentos potencialmente perigosos (MPP) ou de alta vigilância são definidos como grupo de fármacos que possuem um risco aumentado de ocasionar dano ao paciente. Durante o período de internação em uma maternidade, gestantes, puérperas e recém-nascidos podem necessitar fazer uso de algum medicamento, que por sua vez pode ser classificado como MPP. O objetivo deste trabalho foi revisar e atualizar a lista e elaborar um Guia Farmacoterapêutico de MPP da instituição. Diante da classificação como MPP, foi elaborado um guia contendo as principais características farmacológicas, cinéticas e toxicológicas de 33 medicamentos como: denominação comum brasileira, medicamento de referência, apresentação, farmacocinética, mecanismo de ação, advertências e precauções, incompatibilidades em via y, vias de administração, interações medicamentosas, risco e cuidados. Com essa ferramenta será possível, que os profissionais de saúde conheçam cada vez mais sobre os MPP, para prever os possíveis perigos que eles podem trazer para os usuários e assim preveni-los, contribuindo diretamente a segurança do paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor e da revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.