O TRATAMENTO DA CULTURA EM DICIONÁRIOS DE INGLÊS
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1n8.844Palavras-chave:
Linguística, Ensino de Línguas, InglêsResumo
O TRATAMENTO DA CULTURA EM DICIONÁRIOS DE INGLÊS
Resumo: Este artigo analisa o tratamento cultural dado aos dicionários de inglês monolíngues, bilíngues e híbridos nas versões impressa e eletrônica. Identifica, por meio da pesquisa documental, as informações de caráter cultural associadas às palavras-entrada em tais dicionários. Além disso, destaca as contribuições das pesquisas lexicográficas, metalexicográficas e demais pesquisadores das ciências do léxico. Os resultados mostraram que as informações culturais estão presentes na macroestrutura e microestrutura dos dicionários.
Palavras-chave: Lexicografia; Dicionários; Cultura; Inglês.
TREATMENT OF CULTURE IN ENGLISH DICTIONARIES
Abstract: This article analyzes the cultural treatment given to the monolingual, bilingual and hybrids English dictionaires in eletronic and printed version. Identifies by documental research the cultural information combined to entries in such dictionaries. Furthermore, highlights the lexicographic, metalexicographic and other lexical researches sciences. Results shown that the cultural informations are present in the micro structure and macro structure of dictionaries.
Keywords: Lexicography; Dictionaries; Culture; English.
EL TRATAMIENTO DE LA CULTURA EN DICCIONARIOS DE INGLÉS
Resumen: Este artículo analiza el tratamiento cultural dado a los diccionarios monolingües, bilingües y híbridos de inglés en las versiones impresa y electrónica. Identifica, por medio de la investigación documental, las informaciones de carácter cultural asociadas a las palabras-entrada en estos diccionarios. Además, destaca las contribuciones de las investigaciones lexicográficas, metalexicográficas y demás investigadores de las ciencias del léxico. Los resultados mostraron que las informaciones culturales están presentes en la macroestructura y microestructura de los diccionarios.
Palabras clave: Lexicografía; Diccionário; Cultura; Inglés
Referências
CUCHE, D. A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 2002.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, 234p.
PIMENTEL, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 179-195. Universidade Estadual de Londrina - UEL, 2001.
SARMENTO, Simone. Ensino de cultura na aula de língua estrangeira. Revista Virtual de Estudos da Linguagem-ReVEL. V. 2, n. 2, março de 2004. http://www.revel.inf.br/site2007/_pdf/2/artigos/revel_2_ensino_de_cultura_na_aula_de_lingua_estrangeira.pdf
SCHMITZ, J. R. Rumos e tendências na Lexicografia brasileira. Série Encontros XVI. Araraquara, p. 55-67, 1997.
WELKER, H. A. Uma pequena Introdução à Lexicografia. 2. ed. revista e ampliada. Brasília: Thesaurus, 2004, 299p.
___. Panorama Geral da Lexicografia Pedagógica. Brasília: Thesaurus, 2008, 522p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado