ANÁLISE DE CHARGES JORNALÍSTICAS
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i2.205Palabras clave:
Análise do discursoResumen
O trabalho tem como objetivo investigar se os efeitos de sentido pretendidos pelas charges podem nos ajudar a compreender melhor os fatos e elaborar nossas opiniões. A pesquisa se justifica pela importância no entendimento de gêneros textuais diferentes que estão constantemente ao nosso redor. A metodologia é de natureza qualitativa e utiliza da Análise do Discurso para avaliar os elementos levantados em charges escolhidas apenas pelo conteúdo abordado, entre abril de 2007 e dezembro de 2009. Verificamos os sentidos desejados por meio da subjetividade e da intertextualidade, os efeitos de humor e o poder de persuasão do texto chárgico na formação do pensamento, além da relação entre as linguagens verbal e não-verbal. Com isso entendemos que o recurso visual é muito importante na apreensão de sentidos por ser de mais fácil entendimento. Sendo assim, concluímos que a charge é um recurso que consegue transmitir um grande número de informações, com humor e crítica, num pequeno espaço, que se revela rico, humorado e lúdico ao passo que nos instiga a pensar.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado