UMA ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DE SEÇÕES DE CONCLUSÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Autores

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Antônio Lailton Moraes Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.777

Palavras-chave:

Comunidade Discursiva, Análise Sociorretórica, Artigo Acadêmico Experimental. Seção de Conclusão.

Resumo

Neste artigo, como principal objetivo, analisamos e comparamos a descrição sociorretórica da seção de conclusão do gênero artigo acadêmico em atividades de leitura e escrita acadêmicas com alunos do curso de Letras (Língua Portuguesa e Literaturas), a saber, estudantes do último semestre da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Fafidam. Neste estudo, ancoramo-nos na obra de Bakhtin (1979, 1992, 1997); Swales (1990, 2004); Bhatia (1993, 1997) e, mais especificamente para a análise de gêneros acadêmicos, referentes às pesquisas de Bernardino (2007); Biasi-Rodrigues (1998); Motta-Roth (1995, 2001); Oliveira (2005); Bezerra (2006); Oliveira-Silva; Duarte (2008, 2009) acerca da organização retórica de gêneros textuais vinculados a produção do discurso escrito de seus pares na comunidade acadêmica. Para tal empreitada, aplicamos o Modelo CARS de Swales (1990) em um corpus de 10 AAE’s, no sentido de formalizar um padrão de organização sociorretórica do AAE com base na identificação e classificação das unidades e subunidades caracterizadoras da distribuição de informações em conclusões de AAE’s escritos por esses autores/produtores.

Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO? ? VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc REVISTA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília).

Antônio Lailton Moraes Duarte, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorando em Linguística pela UFC (2018) e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2004). É graduado em Letras, habilitação Português e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e bacharel em Direito, habilitação Direito Público, pela Universidade de Fortaleza (2013). Atualmente, é Professor assistente, nível G, de Linguística e Língua Portuguesa e um dos Coordenadores de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Letras-Português da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, "campus" de Limoeiro do Norte da Universidade Estadual do Ceará .

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Publicado

16-10-2018

Como Citar

de Oliveira Paiva, F. J., & Moraes Duarte, A. L. (2018). UMA ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DE SEÇÕES DE CONCLUSÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Revista (Entre Parênteses), 7(1). https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.777

Edição

Seção

Dossiê O trabalho do sujeito na e com a escrita