UMA ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DE SEÇÕES DE CONCLUSÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Authors

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Antônio Lailton Moraes Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.777

Keywords:

Comunidade Discursiva, Análise Sociorretórica, Artigo Acadêmico Experimental. Seção de Conclusão.

Abstract

In this article, as main objective, we analyze and compare the sociorretórica description of the section of conclusion of the academic article genre in activities of academic reading and writing with students of the course of letters (Portuguese Language and Literature), namely students of the last semester of the Faculty of Philosophy Dom Aureliano Matos / Fafidam. In this study, we are anchored in the work of Bakhtin (1979, 1992, 1997); Swales (1990, 2004); Bhatia (1993, 1997) and, more specifically for the analysis of academic genres, referring to the researches of Bernardino (2007); Biasi-Rodrigues (1998); Motta-Roth (1995, 2001); Oliveira (2005); Bezerra (2006); Oliveira-Silva; Duarte (2008, 2009) about the rhetorical organization of textual genres linked to the production of written discourse of their peers in the academic community. For this work, we applied the CARS Model of Swales (1990) in a corpus of 10 AAEs, in order to formalize a pattern of sociorehetoric organization of the SEA based on the identification and classification of the units and subunits characterizing the distribution of information in the conclusions of SEAs written by these authors / producers.

Author Biographies

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO? ? VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc REVISTA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília).

Antônio Lailton Moraes Duarte, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorando em Linguística pela UFC (2018) e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2004). É graduado em Letras, habilitação Português e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e bacharel em Direito, habilitação Direito Público, pela Universidade de Fortaleza (2013). Atualmente, é Professor assistente, nível G, de Linguística e Língua Portuguesa e um dos Coordenadores de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Letras-Português da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, "campus" de Limoeiro do Norte da Universidade Estadual do Ceará .

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Published

16-10-2018

How to Cite

de Oliveira Paiva, F. J., & Moraes Duarte, A. L. (2018). UMA ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DE SEÇÕES DE CONCLUSÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Revista (Entre Parênteses), 7(1). https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.777

Issue

Section

Dossiê O trabalho do sujeito na e com a escrita