UN ANÁLISIS SOCIORRETÓRICO DE SECCIONES DE CONCLUSIÓN DE ARTÍCULOS ACADÉMICOS EN LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIOS LINGÜÍSTICOS

Autores/as

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Antônio Lailton Moraes Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.777

Palabras clave:

Comunidade Discursiva, Análise Sociorretórica, Artigo Acadêmico Experimental. Seção de Conclusão.

Resumen

Resumen: En este artículo, el objetivo principal, analizar y comparar la descripción de la sección sociorretórica conclusión del artículo género académico en actividades de lectura y escritura académica con las letras de los estudiantes del curso (en inglés y literatura del idioma), es decir, los estudiantes último semestre de la Facultad de Filosofía Dom Aureliano Matos / Fafidam. En este estudio, nos anclamos en la obra de Bakhtin (1979, 1992, 1997); Swales (1990, 2004); Bhatia (1993, 1997) y, más específicamente para el análisis de géneros académicos, referentes a las investigaciones de Bernardino (2007); Biasi-Rodrigues (1998); Motta-Roth (1995, 2001); Oliveira (2005); Bezerra (2006); Oliveira-Silva; Duarte (2008, 2009) acerca de la organización retórica de géneros textuales vinculados a la producción del discurso escrito de sus pares en la comunidad académica. Para este trabajo, aplicamos el modelo CARS de Swales (1990) en un corpus de 10 AAEs, en el sentido de formalizar un patrón de organización sociorretórica del AAE con base en la identificación y clasificación de las unidades y subunidades caracterizadoras de la distribución de informaciones en conclusiones de EAEs escritos por esos autores / produtores.

Biografía del autor/a

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO? ? VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc REVISTA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília).

Antônio Lailton Moraes Duarte, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorando em Linguística pela UFC (2018) e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2004). É graduado em Letras, habilitação Português e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e bacharel em Direito, habilitação Direito Público, pela Universidade de Fortaleza (2013). Atualmente, é Professor assistente, nível G, de Linguística e Língua Portuguesa e um dos Coordenadores de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Letras-Português da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, "campus" de Limoeiro do Norte da Universidade Estadual do Ceará .

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Publicado

16-10-2018

Cómo citar

de Oliveira Paiva, F. J., & Moraes Duarte, A. L. (2018). UN ANÁLISIS SOCIORRETÓRICO DE SECCIONES DE CONCLUSIÓN DE ARTÍCULOS ACADÉMICOS EN LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIOS LINGÜÍSTICOS. (Entre Paréntesis), 7(1). https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.777

Número

Sección

Dossiê O trabalho do sujeito na e com a escrita